terça-feira, 23 de julho de 2019

Expansão de terminal em Sines, Portugal, terá investimento privado de 547 milhões de euros

  
          Um acordo fechado nesta segunda-feira, 22, permitirá a concretização da 3.ª fase de expansão do Terminal XXI, no Porto de Sines, em Portugal. O documento foi assinado pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino e representantes do terminal e do complexo portuário.
           Segundo a ministra, a obra representará um investimento totalmente privado de 547 milhões de euros, bancado pela concessionária PSA Sines. Compreende não só a expansão do cais de acostagem e respectivos equipamentos de movimentação, mas também a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados nas fases anteriores.
          Com estes investimentos, o Terminal XXI passará a oferecer uma frente de cais de 1.950 metros, repartidos numa frente de 1.750 metros e outra de 200 metros. Com isto, possibilitará a atracação simultânea de quatro navios porta-contêineres de última geração.
          A área de armazenagem também passará dos atuais 42 hectares para 60 hectares, permitindo aumentar a capacidade instalada dos atuais 2,3 milhões de teus para 4,1 milhões. Neste âmbito, serão ainda instaladas mais 9 gruas “super post-panamax”, 30 pórticos de parque e equipamentos transportadores.
          O Terminal XXI é atualmente o maior empregador da região, com mais de mil postos de trabalho. Com este acordo a expectativa é de aumentar a criação emprego, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico da região e de todo Portugal.
          Este acordo coloca o Porto de Sines como um dos principais portos de nível mundial e particularmente do “West Med”, em termos de oferta portuária no segmento da carga conteinerizada, garantindo capacidade para competir e atrair novas cargas e clientes, das cadeias logísticas globais, reforçando o posicionamento de Sines no contexto marítimo-portuário internacional, destacou a ministra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário