O Sepetiba Tecon confirmou a operação em seu terminal de um novo joint
service de/para a Europa, composto pelos principais armadores do
mercado: Maersk, Hamburg Sud e CMA-CGM. O serviço terá duas escalas
semanais, uma de importação e outra de exportação, e atenderá os
mercados do Mediterrâneo e Norte da Europa.
Com o transit time mais rápido entre a região sudeste e alguns portos
da Europa e Mediterrâneo, o serviço será atendido por navios modernos e
com capacidade de até 10.500 TEUs. O primeiro navio vindo da Europa em
direção ao terminal do Sepetiba Tecon, localizado no Porto de Itaguaí
(RJ), será o MV Magdalena, com 300 m de comprimento e 48 m de largura,
com chegada em outubro/2017.
Em 2016 o terminal movimentou 140.024 contêineres e em 2017 o número,
até setembro, é de 119.627 contêineres movimentados. Segundo Jorge
Mello, diretor do Sepetiba Tecon, com esse serviço o terminal irá
aumentar sua movimentação em 45 mil contêineres/ano com cargas que
atendem aos setores automotivo, cafeeiro, químico, entre outros. “Essa
conquista mostra que somos um terminal competitivo e estamos inseridos
no cenário das novas demandas do mercado. Além disso, reafirma nossa
posição como um dos maiores e mais importantes terminais do Brasil”, diz
Mello.
Hoje, o Sepetiba Tecon oferece serviços diretos que atendem o Golfo e
a Ásia e possui capacidade de receber navios de grande porte,
concentrando e distribuindo cargas para os demais portos brasileiros.
Para o Golfo o terminal oferece escalas semanais de exportação, já para a
Ásia são duas escalas semanais de importação e uma de exportação. Na
linha da Ásia o Sepetiba Tecon possui grandes diferencias: é o único
porto da região sudeste com dois serviços semanais com conexões diretas,
englobando todos os armadores que navegam entre a América do Sul e Ásia
e o que oferece o menor transit time, já que é a primeira escala na
chegada e a última na saída. Outro serviço que coloca o terminal em
destaque é o da cabotagem. No estado do Rio de Janeiro, o Sepetiba Tecon
é o maior em cargas de cabotagem, o que mostra sua vocação para hub
port (porto de concentração de carga).
Para expandir ainda mais os seus serviços, o terminal está concluindo
a dragagem de manutenção da bacia de evolução do Porto, área de manobra
e berços do terminal prevendo a profundidade para cota de -15,70m, no
valor de aproximadamente R$ 29 milhões. Outro investimento previsto é a
aquisição de 8 novos equipamentos, sendo 6 RTGs (Rubber Tired Gantry) e
2 Portainers que trarão mais eficiência operacional para as atividades
do terminal, com valor aproximado de R$ 134,5 milhões. Para expansão da
capacidade do terminal, está prevista a adequação dos berços 302/303,
que consistirá basicamente no prolongamento do cais existente em 273m e
melhorias e aquisições que somarão um investimento estimado em R$ 652
milhões. Todos os resultados e investimentos fazem do Sepetiba Tecon uma
importante alavanca para a retomada da economia do Rio de Janeiro.
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