O Brasil venceu uma disputa comercial com a Indonésia na Organização
Mundial do Comércio (OMC) e poderá começar a vender frango para o país
já no ano que vem, a depender do andamento dos trâmites necessários. O
mercado representa um potencial de US$ 70 milhões a US$ 100 milhões para
o Brasil por ano.
A decisão da OMC está no Painel da disputa
iniciada pelo Brasil em 2014, contra a Indonésia, sobre normas que vedam
as exportações brasileiras de carne e produtos de frango, divulgado
hoje (17). As medidas favorecem os produtos indonésios, mas, de acordo
com a conclusão do Painel, violam acordos da OMC e compromissos
assumidos pelo país perante a organização.
"Entendemos, assim
como o setor privado, que a implementação das recomendações do Painel
vai permitir eliminar entraves de importação brasileira que existia no
mercado", comentou, em coletiva de imprensa, o subsecretário-geral de
Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores
(MRE), embaixador Carlos Cozendey.
Ambos países têm um prazo de
60 dias para recorrer da decisão. Caso nenhum país recorra, o relatório
do Painel deverá ser adotado pelo Órgão de Solução de Controvérsias da
OMC em até também 60 dias e as partes deverão estabelecer um prazo para
implementação das recomendações. O prazo geralmente é de seis meses.
Assim, a expectativa é de que as exportações sejam autorizadas ao longo
de 2018.
Segundo o embaixador, a abertura dependerá "da
velocidade que essas etapas forem cumpridas". De acordo com ele, a
Indonésia deverá seguir as recomendações. "Todas as indicações que temos
até o momento são de que a Indonésia está disposta a cumprir essas
recomendações", diz.
Na prática, o mercado de frango é fechado na
Indonésia e, com a decisão, outros países, além do Brasil, também devem
passar a ter acesso a ele, entre os quais os Estados Unidos.
Para
o vice-presidente e diretor de Mercados da Associação Brasileira de
Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, o Brasil é bastante competitivo e
deve obter uma grande fatia do mercado. Com uma população
majoritariamente muçulmana, o principal produto exportado pelo Brasil à
Indonésia deverá ser o frango halal, que é abatido de acordo com os
preceitos e as normas ditadas pelo Alcorão Sagrado e pela Jurisprudência
Islâmica.
O Brasil é o maior exportador de frango halal desde
2004. "Temos certeza que conseguimos cumprir as exigências. Inclusive as
autoridades indonésias já estiveram aqui e já atestaram, no caso do
halal, que as certificadoras brasileiras têm capacidade para certificar
uma produção halal confiável para eles", disse Santin.
Atualmente,
o Brasil tem aproximadamente 40% do mercado total de frango do mundo.
Em 2016, as exportações de frango congelado, fresco ou refrigerado
totalizaram US$ 5,95 bilhões (aproximadamente R$ 20,7 bilhões),
representando 3,2% das exportações brasileiras e ocupando o quinto lugar
em produtos brasileiros mais exportados. (imagem de Jacarta, capital da Indonésia)
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