O complexos industriais e portuários do Brasil de Suape (PE) e do Açu (RJ), formalizaram na sexta-feira (27),um acordo de cooperação técnica para promover a troca de informações e
experiências. O acordo foi firmado, durante a manhã, na sede do Complexo
Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca (PE), e contou com a
participação de diretores das duas empresas.
“Estamos muito felizes em iniciar a parceria com o Porto de Suape.
Além de possibilitar o desenvolvimento de iniciativas comerciais em
conjunto, ela poderá contribuir com o desenvolvimento do país, pois
integra dois dos principais mercados brasileiros: o Sudeste e o
Nordeste”, explicou José Magela, presidente da Prumo Logística, empresa
que opera e desenvolve o Porto do Açu. O diretor de diretor de Regulação
e Sustentabilidade, Eduardo Xavier, representou o presidente na
assinatura do acordo.
O presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcos
Baptista, corroborou a importância da parceria. “A assinatura deste
memorando é o passo inicial para realizarmos estudos conjuntos sobre o
setor portuário, parcerias comerciais, troca de experiências de gestão,
entre outras possibilidades, considerando que um porto é entrada para o
Nordeste e outro para o Sudeste”, salientou.
Entre as possíveis sinergias previstas com a parceria entre os dois
complexos, está o desenvolvimento de infraestrutura portuária. Além de
compartilhar dados estratégicos sobre a movimentação de cargas dos dois
portos, será possível também que o Porto do Açu seja fornecedor de GNL,
via cabotagem, para o complexo pernambucano.
Conheça o Porto do Açu
Localizado em São João da Barra, no norte do estado do Rio de
Janeiro, o Porto do Açu conta com terminais portuários em áreas onshore e
offshore, além de uma extensa retroárea com 90 km² para receber
indústrias de diversos setores. Em operação desde 2014, no 1º semestre
deste ano o Açu foi o 4º terminal privado em movimentação de cargas
(dados Antaq). O número representa um marco para o empreendimento que,
em 2015, estava na 15º posição.
A área offshore é dedicada à movimentação de minério de ferro e
petróleo. Em operação desde outubro de 2014, o terminal exporta minério
para a Anglo American e já movimentou mais de 37 milhões de toneladas.
Neste terminal também está localizado o Terminal de Petróleo (T-OIL),
parceria com a alemã Oiltanking, já em operação e que possui capacidade
para movimentar 1,2 milhão de barris de petróleo por dia. Com atuais 25
metros de profundidade em seu acesso marítimo e berços, o terminal pode
receber navios capesizes e VLCCs.
A área onshore está instalada no entorno de um canal para navegação
com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e até 14,5 metros de
profundidade. As empresas TechnipFMC, NOV, InterMoor, Wartsila, Edison
Chouest e BP Prumo (parceria da Prumo com a BP, e que comercializa
combustível marítimo) já estão operando suas unidades no terminal. Além
disso, também é nesta área que está localizado o Terminal Multicargas,
com capacidade para movimentar 4 milhões de toneladas por ano (entre
granéis sólidos e carga geral). Atualmente, o terminal já realiza a
movimentação de bauxita, coque, carvão e carga geral, entre outros.
O Complexo Industrial Portuário de Suape é um dos melhores ambientes
de negócios do país e um dos principais portos públicos brasileiros,
sendo hub port para as regiões Norte e Nordeste. Localizado no munícipio
de Ipojuca, em Pernambuco, está situado a 40 quilômetros da capital
Recife. Com 38 anos de existência, Suape conta com mais de 100 empresas
instaladas e em processo de implantação em seu território de 13,5 mil
hectares. Esses empreendimentos somam mais de R$ 50 bilhões em
investimentos privados, empregando um total de 18 mil trabalhadores
diretamente.
O Porto de Suape está conectado aos principais atracadouros do mundo.
Em 2016, contabilizou 22,74 milhões de toneladas de cargas
movimentadas, encerrando o ano com crescimento de 15% em relação a 2015.
Essa taxa foi a maior entre os 10 principais portos públicos do país, o
que alavancou Suape para a 5ª posição no ranking nacional de
movimentação de cargas.
Ao longo dos anos o Porto de Suape vem se consolidando como
movimentador de granéis líquidos (óleo diesel, gasolina, querosene de
aviação, óleo bruto de petróleo, etc.) e manteve a liderança nacional na
movimentação desse perfil de carga em 2016. Os granéis líquidos
aumentaram 21,8% em relação a 2015, alcançando a marca de 17,28 milhões
de toneladas. Essa carga é responsável por 76% de toda movimentação no
Porto de Suape.
Liderando a movimentação de contêineres na região Nordeste, Suape
registrou 21,9% de crescimento em TEUs no acumulado de janeiro a
setembro, comparando-se com o mesmo período de 2016. As operações de
importação no Terminal de Contêineres Suape (Tecon Suape), operado pelo
grupo ICTSI, têm crescido, assim como a capacidade da oferta de navios e
a diversificação na armazenagem de cargas.
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