Após cinco anos, a obra de dragagem e derrocagem (retirada de rochas)
do Canal de acesso ao Porto de Vitória foi entregue nesta semana em uma solenidade no Cais do Porto de Vitória. As novas
profundidades do canal, dos berços e da bacia de manobra garantirão o
acesso de navios maiores, que irão representar um aumento de 30% na
movimentação de carga no Porto de Vitória. Atualmente são movimentados seis milhões de toneladas no Porto de
Vitória agora, com a possibilidade de receber navios maiores, o número
pode chegar a oito milhões de toneladas.
Com a nova profundidade, vamos dobrar a capacidade do porto de
receber navios maiores e isso vai contribuir para o crescimento
econômico do Estado. "Só na expectativa da conclusão da obra conseguimos
fechar linhas diretas com Ásia, Europa e Estados Unidos”, comemorou
Luis Cláudio Montenegro, presidente da CODESA.
A obra durou cinco anos. Por necessidade de ajustes contratuais entre
o governo federal e o Consórcio, a dragagem foi paralisada em no início
de 2015 e retomada no primeiro semestre de 2016. Foram dragados quase
dois milhões de metros cúbicos de sedimentos e derrocados mais de 110
mil metros cúbicos de pedras. Foram R$ 118,6 milhões em investimentos no
Porto Capixaba.
A batimetria do canal e dos berços (medição da profundidade) já foi
homologada pela Marinha do Brasil e a documentação enviada à Capitania
dos Portos. Após essa etapa, a Marinha vai fazer a avaliação dos últimos
resultados e a previsão da autorização será dada pela autoridade
portuária até o fim do mês de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário