O primeiro mês de operação da nova escala de navios da Ásia no Porto
de Imbituba apresenta números animadores: cumprindo a meta de um serviço
por semana. Ao todo, cinco grandes embarcações com destino ao
continente asiático passaram por Imbituba nos últimos 30 dias, dobrando a
movimentação mensal de contêineres no porto.
Apenas a Linha Ásia movimentou 2.577 TEUs (unidade equivalente a um
contêiner de 20 pés), uma média superior a 500 TEUs por escala. A meta é
chegar a 750 unidades por escala até o fim do ano. Entre as principais cargas exportadas estão a carne de frango, o
polietileno e a farinha de miudezas (utilizada na preparação de alimento
de animais). Na importação, o ferro fundido e o polipropileno ficaram à
frente.
Os resultados da linha de longo curso e da cabotagem (navegação na
costa brasileira), de janeiro a setembro de 2017, apontam um crescimento
prévio anual de 22,6% na movimentação de contêineres no Porto de
Imbituba em relação a 2016. Já o faturamento da operação deste tipo de
carga cresceu 65% de agosto para setembro, com o início da Rota Ásia.
O diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Rogério Pupo, avalia
que o primeiro mês de operação da nova escala já demonstra uma
perspectiva extremamente otimista para o crescimento e continuidade do
serviço. “Esses números confirmam que a Linha Ásia veio para ficar e
também nossas perspectivas de dobrar a movimentação de contêineres em
Imbituba ainda este ano”, ressalta Pupo.
Anunciada em 23 de junho deste ano, a nova linha é considerada uma
conquista da comunidade portuária de Imbituba (SCPar Porto de Imbituba,
Santos Brasil, sindicatos, Acim, Facisc, práticos, rebocadores etc.),
que vinha trabalhando em conjunto há aproximadamente dois anos para
atrair a escala. O serviço de longo curso é formado por uma joint
venture de oito armadores: Hamburg Sud; Hapag-Lloyd; Hyundai; NYK; ZIM;
CMA CGM; Cosco e Evergreen.
A escala semanal conta com 13 embarcações porta-contêineres e
atravessa 19 portos entre a América do Sul e a Ásia. O tempo médio de
trânsito até a Coreia do Sul, destino final da rota, é de 45 dias. O
primeiro navio chegou em Imbituba no dia 5 de setembro.
Com a infraestrutura atual e capacidade de movimentar até 500 mil TEUs
por ano, a Linha Ásia aproxima ainda mais Imbituba de grandes mercados
produtores e consumidores.
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