A Aliança Navegação e Logística batizou na sexta-feira (6), no
Estaleiro Detroit em Itajaí (SC), seu segundo rebocador portuário. O Aliança Aracati tem 32 metros de comprimento e capacidade de tração estática de 70 toneladas bollard pull.
A embarcação foi batizada pela funcionária da área financeira do
escritório de Salvador, Virginia Nascimento, que está na empresa há 34
anos.
A cerimônia de batismo do primeiro da série, o Aliança Minuano, foi realizada em junho. Até o final deste ano, o estaleiro pretende entregar outra embarcação da mesma série: o Aliança Pampeiro.
Outros quatro rebocadores, de outra linha, devem estar disponíveis ao
longo de 2019. Todos os rebocadores serão operados diretamente pela
Aliança.
O diretor da Aliança Navegação e Logística, José
Roberto Salgado Sobrinho, destacou que o mercado precisa de rebocadores
de maior porte e há potencial para expansão no país. “Existe uma demanda
para embarcações como esta e estamos gerando mais oportunidades para
desenvolver a indústria naval no Brasil”, disse Salgado.
Ele explicou
que, como não atua diretamente na área, a Aliança fechará acordos
operacionais com empresas já estabelecidas no mercado para
comercialização dos serviços destas embarcações. Os três rebocadores da
mesma série custarão R$ 90 milhões.
Entre 2013 e 2014, a Aliança
reestruturou sua frota de cabotagem com um investimento de R$ 700
milhões na compra de seis porta-contêineres com capacidades que variam
de 3.800 TEUs a 4.800 TEUs. Atualmente, a empresa conta com 11 navios em
operação no serviço, com amplo atendimento em 15 portos de Buenos Aires
até Manaus, e um total de 104 escalas mensais.
No mercado externo, a
empresa conta com 25 porta-contêineres que fazem a rota internacional,
distribuídos em nove serviços. Além disso, a empresa oferece o
transporte de granéis (fertilizantes, grãos e minérios), onde são
utilizados oito navios com capacidade que vão de 38 mil toneladas a 45
mil toneladas.
Em 2016, a cabotagem cresceu 7% em relação a 2015 e
a expectativa para este ano é manter o ritmo de crescimento. Em 2016
foram movimentados 210 mil TEUs, o que significa incremento de 15 mil
TEUs em relação ao ano anterior.
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