segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

JBS nega favorecimento oficial e anuncia que deve fazer muitas aquisições em 2016

         O presidente do Conselho de Administração da JBS, Joesley Batista, anunciou nesta segunda-feira (4), que o grupo deve começar 2016 "pronto para muitas aquisições". A declaração foi dada em entrevista à revista britânica The Economists, que o citou como um dos 60 empresários mais poderosos do Brasil.
         "O ano de 2015 será o melhor da nossa história, vamos iniciar 2016 com baixo endividamento e prontos para muitas aquisições", garantiu Joesley. Ele herdou o comando da companhia fundada pelo pai, o mineiro José Batista Sobrinho, e transformou um modesto abatedouro de bois em Goiás no maior frigorífico do planeta.
        Maior processadora e exportadora global de carnes bovinas, a JBS surgiu no Estado de Goiás, onde também nasceram os três filhos do patriarca, conhecido como Zé Mineiro (80 anos de idade). Hoje, mantém plantas espalhadas pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Itália, México, Canadá, Austrália e Estados Unidos. Joesley divide a gestão da empresa com o irmão Wesley. O caçula, José Batista Sobrinho, saiu e comprou outro frigorífico, o Mataboi.
         Há dois anos, objetivando consolidar a liderança no mercado brasileiro, a companhia contratou uma campanha publicitária com o cantor Roberto Carlos, que, no entanto, fracassou. "O público discutia o 'Rei' e não a carne do frigorífico", justificou Joesley. Mas, no ano passado, se redimiu, acertando em cheio, ao passar a usar o ator Tony Ramos como garoto propaganda dos produtos Friboi, a marca mais conhecida da empresa.
         No ano passado, o faturamento da JBS atingiu US$ 30 bilhões. No mercado, já foi acusada de favorecimento do governo, que injetou R$ 8,3 bilhões na empresa por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), na forma de participação acionária. Enfrentou, ainda, o boato de que Lulinha, filho do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, seria sócio da companhia. Sorridente, rebateu: "Só sei quem é o Lulinha por fotografia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário