O CEO da Maersk LIne na região da Ásia, Robbert Van Trooijen, negou as especulações de que a empresa teria interesse em adquirir
a coreana HMM (Hyundai Merchant Marine). Segundo ele, em declaração à publicação IHS Fairplay, os rumores
não têm fundamento. A possibilidade começou a ser aventada após a
divulgação da adesão da HMM à aliança 2M, composta originalmente por
Maersk e MSC.
Com o acordo, que funciona
para compartilhamento de navios (vessel sharing agreement), a HMM
cumpriu a última das exigências de seus credores, depois de uma
tentativa sem sucesso de fazer parte da THE Alliance. A iniciativa, no
entanto, levou a especulações de que o armador coreano poderia estar no
escopo de aquisições da Maersk Line.
"Não
estou ciente de plano algum de fusão com a Hyundai”, garantiu Van
Trooijen à Fairplay, lembrando que tais decisões são tomadas no conselho
em Copenhagen, Dinamarca, sede da companhia. “O que podemos confirmar é que a Maersk Line, integrante
da 2M, assinou de fato uma carta de intenções com a HMM para uma
potencial adesão ao VSA da 2M em 2017. A inclusão da Hyundai Merchant
Marine na 2M vai nos garantir uma cobertura mais ampla e um
fortalecimento dos nossos serviços no mercado transpacífico”, esclareceu o
executivo.
Embora a 2M configure como
líder absoluto de mercado nas rotas Ásia – Europa, sem a presença da
HMM, o market share do Pacífico ficaria abaixo da fatia alcançada pelas
concorrentes THE Alliance e OCEAN Alliance, cujas operações terão início
a partir de abril de 2017.
A HMM realizou recentemente uma
série de manobras notáveis para escapar da falência, ao renegociar
tarifas de charter, reprogramar os pagamentos de suas dívidas acionárias
e realizar uma operação de conversão de dívidas em ativos com os
acionistas, bancos e fornecedores. O principal credor do processo todo
foi o KDB (Korea Development Bank), que acabou se transformando no maior
acionista do armador, com 13,68% de participação na empresa.
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