A Bunge e a Amaggi ampliaram sua parceria iniciada em 2014, quando
formaram a joint venture Unitapajós (Navegações Unidas Tapajós) para
operar na rota conhecida como Corredor Norte, por meio da navegação na
hidrovia Tapajós-Amazonas. A transação, que ainda
está sujeita à aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa
Econômica), envolveu a aquisição, por parte da Amaggi, de 50% da Estação de
Transbordo, em Miritituba, e do Terminal Portuário, em Barcarena,
ativos que formam o complexo portuário Miritituba-Barcarena (PA), da
Bunge, permitindo assim uma gestão compartilhada de todas as ações
locais.
Segundo Raul Padilla, presidente e CEO da
Bunge Brasil, a operação está alinhada com a estratégia da Bunge de
otimizar seus ativos e buscar parcerias pontuais para capturar
oportunidades de crescimento, contribuindo para o sucesso do negócio. "Já
vivenciamos situações similares em outras regiões com resultados muito
positivos para todos os envolvidos”, esclareceu o executivo.
Com uma frota de 90
barcaças e uma capacidade de movimentação anual de 3,5 milhões de
toneladas de grãos, a Unitapajós veio confirmar a viabilidade logística
do corredor Norte como opção aos portos do sul e sudeste do país. "Para a Amaggi, após
dois anos de operação da Unitapajós, o novo passo fortalece sua presença
na região, em conformidade com o plano de crescimento estratégico da
companhia, mas também contribui para o incremento de uma rota logística
fundamental ao desenvolvimento do país.”, avaliou o presidente executivo da empresa, Waldemir Loto.
A
ampliação da parceria entre as duas empresas não muda as atividades
comerciais, nem a operação de escoamento de grãos.A soja e o milho,
transportados pelo Corredor Norte, seguem para Ásia ou Europa pelo Corredor Norte,
desafogando o sistema logístico do Sudeste e contribuindo para o
desenvolvimento dessa região do país.
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