terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Porto de Rio Grande fecha o ano com queda de 4% na movimentação geral de cargas, mas com crescimento promissor em diversos produtos

          O Porto do Rio Grande registrou até novembro movimentação de 38,2 milhões de toneladas. O destaque foi o complexo soja que movimentou mais de 14,3 milhões de toneladas. A China foi o principal destino, com 59,6% das exportações pelo terminal gaúcho.
          Os principais produtos embarcados por Rio grande em 2019 foram soja em grão, celulose, cavaco de madeira, madeira e glicerina. Nas importações, a Argélia foi o principal país a enviar produtos ao complexo do Sul do Brasil, com 11,2% do total. Os principais produtos importados foram: petróleo crú, uréia e fosfato.
          “Teremos uma leve queda de cerca de 4% nas movimentaçõeCs gerais em Rio Grande, disse o superintendente da Portos RS, Fernando Estima. "Contudo, podemos destacar o crescimento de celulose em mais de 7,2% ultrapassando 3,2 milhões de toneladas, do fosfato que subiu 6,4% e dos produtos do fumo com aumento de 30,1% e do trigo com 38% de aumento”, ressalvou.
          Em relação aos portos de Pelotas e Porto Alegre, Estima destacou que eles apresentaram boas movimentações no ano de 2019. "Até novembro, Pelotas teve 990,9 mil toneladas, enquanto Porto Alegre movimentou 996,1 mil toneladas, crescimento de cerca de 10% ante todo o ano de 2018. Os dados consolidados de 2019 têm seu fechamento previsto para o dia 15 de janeiro", acrescentou o superintendente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário