terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Indra ganha contrato para implantar sistema de portagens com IA nos Estados Unidos

          A Indra, companhia de tecnologia e consultadoria, ganhou um contrato de 75 milhões de euros nos Estados Unidos para implementar um sistema de portagens com inteligência artificial. A empresa viu, assim, adjudicado um contrato pela concessionária da I-66, Express Mobility Partners, que permite incluir um mecanismo capaz de detectar os ocupantes do veículo e mudar a tarifa mediante o nível do tráfego na autoestrada.           Este sistema permite a passagem de automóveis sem que tenham de reduzir a velocidade, e pela primeira vez o projeto integra o sistema de detenção de ocupantes em cada pórtico da portagem. Depois de terminar, o projeto da I-66 Outside the Beltway – que liga a I-495 com a US Highway 29 – perto de Gainsville (Virginia, EUA), vai contar com três vias livres e duas com portagens dinâmicas.
          A solução vai permitir mudar as tarifas das portagens em função do nível de tráfego ao longo da via expressa, com uma frequência de três minutos. Assim, se a fila de trânsito aumentar em determinada faixa, a tarifa pode mudar para diminuir o número de condutores dispostos a pagar, o que levará à redução da intensidade do tráfego e do tempo de viagem.
         A solução da Indra informará os condutores das tarifas praticadas no momento, para que possam optar entre vias gratuitas ou pagas. “O desenho da empresa maximizará o número de transações faturáveis, mesmo no caso de algum dispositivo falhar, e permite a realização de intervenções de manutenção durante a noite, quando a afluência é menor”, segundo comunicado.
         A tecnologia usada nos sensores contribui, também, para uma maior segurança e redução da contaminação do ar, criando uma mobilidade mais sustentável numa das vias mais congestionados dos Estados Unidos da América. Esta solução de portagem incorpora capacidades de Inteligência Artificial e deep learning, na integração de veículos conectados com sistema de detenção automática de ocupantes de veículos.        
         Este sistema de detenção de ocupantes com deep learning demonstrou a maior taxa de precisão na contagem exata do número de ocupantes, num projeto-piloto realizado em São Francisco (EUA). Ele detectou em tempo real o veículo que circula na via, assim como todos os ocupantes da viatura, ajudando os operadores a gerir o processo de cobrança.
          A portagem dinâmica melhora o seu rendimento e “aprende” através do deep learning, à medida que recolhe mais dados durante a operação. O projeto para a I-66 Outside the Beltway também contempla um sistema de estradas que inclui comunicações, sistemas inteligentes de transportes (ITS) e a interface com o centro de gestão de tráfego do Departamento de Transportes do estado de Virgínia (VDOT), assim como a manutenção dos sistemas durante um ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário