A solução vai permitir mudar as tarifas das portagens em função do nível de tráfego ao longo da via expressa, com uma frequência de três minutos. Assim, se a fila de trânsito aumentar em determinada faixa, a tarifa pode mudar para diminuir o número de condutores dispostos a pagar, o que levará à redução da intensidade do tráfego e do tempo de viagem.
A solução da Indra informará os condutores das tarifas praticadas no momento, para que possam optar entre vias gratuitas ou pagas. “O desenho da empresa maximizará o número de transações faturáveis, mesmo no caso de algum dispositivo falhar, e permite a realização de intervenções de manutenção durante a noite, quando a afluência é menor”, segundo comunicado.
A tecnologia usada nos sensores contribui, também, para uma maior segurança e redução da contaminação do ar, criando uma mobilidade mais sustentável numa das vias mais congestionados dos Estados Unidos da América. Esta solução de portagem incorpora capacidades de Inteligência Artificial e deep learning, na integração de veículos conectados com sistema de detenção automática de ocupantes de veículos.
Este sistema de detenção de ocupantes com deep learning demonstrou a maior taxa de precisão na contagem exata do número de ocupantes, num projeto-piloto realizado em São Francisco (EUA). Ele detectou em tempo real o veículo que circula na via, assim como todos os ocupantes da viatura, ajudando os operadores a gerir o processo de cobrança.
A portagem dinâmica melhora o seu rendimento e “aprende” através do deep learning, à medida que recolhe mais dados durante a operação. O projeto para a I-66 Outside the Beltway também contempla um sistema de estradas que inclui comunicações, sistemas inteligentes de transportes (ITS) e a interface com o centro de gestão de tráfego do Departamento de Transportes do estado de Virgínia (VDOT), assim como a manutenção dos sistemas durante um ano.
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