terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Movimentação de contêineres nos portos do Brasil cresce 3% de janeiro a setembro


          A movimentação de contêineres, considerando todos os embarques, cresceu 3% no período de janeiro a setembro deste ano em comparação com o mesmo período de 2018, equivalente a 86 milhões de toneladas. Houve crescimento no segmento de contêineres tanto na direção de carga quanto na de descarga, com expansões de 1,96% e 4,38%, respectivamente.
          No transporte de cabotagem, a mobilização de contêineres registrou um crescimento de 18,34%, enquanto no transporte fluvial cresceu 15,36% em relação ao mesmo período de 2018, o que implica um forte crescimento dessas operações. Os números correspondem às estatísticas das hidrovias, elaboradas pelo Departamento de Estatística e Avaliação de Desempenho (GEA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
          Considerando todas as cargas, foram movimentadas 812 milhões de toneladas em todos os portos e terminais brasileiros de uso privado (TUP), o que representa uma queda de 2,26% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os tipos de carga movimentada, granéis líquidos (+ 4,03%) e contêineres (+ 3,02%) apresentaram crescimento em relação a 2018. A carga a granel e a carga geral caíram -5,04% e -3,49%, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário