quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Governo e empresas do México firmam acordo para impulsionar a cabotagem no país


         O Ministério das Comunicações e Transportes (SCT), câmaras e associações empresariais, representantes das principais indústrias de transporte e comércio do México, assinaram, nesta terça-feira, 10, uma aliança para realizar a primeira “rodovia marítima”. O serviço cobrirá a rota de cabotagem Veracruz-Progreso .
         Segundo esta agência estadual, a iniciativa visa tornar o sistema portuário marítimo um mecanismo de progresso costeiro regional, vinculando-o às cidades e promovendo indústrias que geram empregos, integram jovens e enraízam-nos nas localidades de De onde eles são.
         O anúncio foi liderado pelo subsecretário de Transportes, Carlos Morán Moguel, juntamente com o coordenador geral de portos e fuzileiros navais, Héctor López Gutiérrez. Na ocasião, Morán Moguel afirmou que este acordo é a base para a integração de um sistema complementar e não competitivo entre os vários modos de transporte.
         Nesse sentido, afirmou que pretende tirar proveito da posição favorável do México no cenário internacional, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da cabotagem e favorecer o transporte em um processo de integração que favorece o comércio e os negócios no país.
         Enquanto López Gutiérrez destacou que, com esta primeira rodovia marítima, um projeto emblemática para fazer uso intensivo de nossas costas, há um "renascimento da marinha mercante mexicana", para cobrir mercados anteriormente abandonados.
         Por sua parte, representantes comerciais de transporte e comércio endossaram o objetivo de impulsionar a cabotagem para iniciar a consolidação da rota marítima no Golfo do México entre os portos de carga nacional de Veracruz e Progreso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário