segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Mercado de afretamento de porta-contêineres terá mudanças com a IMO 2020

                    Com a entrada em vigor em 1º de janeiro de 2020 dos regulamentos da IMO sobre limites máximos de enxofre (IMO2020), que imporão um corte nos limites de enxofre no bunker de 3,5% para 0,5%, terão Pelo menos quatro consequências para o mercado de frete de contêineres, como visto no boletim semanal Alphaliner.
          O consultor cita primeiro a consequência mais visível: o surgimento de um mercado de duas camadas entre navios equipados com lavadores, que continuarão a usar combustíveis mais baratos com alto teor de enxofre e aqueles que não o fizerem, que usarão combustíveis mais caros com baixo teor Enxofre
         Em segundo lugar, espera-se que os novos regulamentos aumentem ainda mais a competitividade das embarcações maiores equipadas com lavadores e consumo eficiente de combustível, enquanto a terceira reduzirá a das embarcações menores e menos eficientes.
         E quarto, a demanda por tonelagem adicional para cobrir a imobilização de embarcações que não são submetidas à instalação de lavagem deve continuar até 2020.
         Provavelmente, o impacto mais tangível da IMO2020 será que, até 2020, surgirá um mercado de dois níveis, composto por embarcações equipadas com lavadores e as que não o fazem. Segundo a Alphaliner em 1º de janeiro, cerca de 10% da frota existente será equipada com lavadores Sox.
         A principal vantagem das embarcações equipadas com lavadores é permitir que o armador (ou afretador em caso de tonelagem de afretamento) mantenha a queima de óleo combustível com alto teor de enxofre mais barata após 1 de janeiro de 2020 (HSFO), enquanto as embarcações não equipadas, A maior parte do setor precisará usar óleo combustível com baixo teor de enxofre (LSFO) ou óleo diesel marinho com baixo teor de enxofre (MOO-MGO) para cumprir o novo regulamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário