O consultor cita primeiro a
consequência mais visível: o surgimento de um mercado de duas camadas entre
navios equipados com lavadores, que continuarão a usar combustíveis mais
baratos com alto teor de enxofre e aqueles que não o fizerem, que usarão combustíveis
mais caros com baixo teor Enxofre
Em segundo lugar, espera-se que os
novos regulamentos aumentem ainda mais a competitividade das embarcações
maiores equipadas com lavadores e consumo eficiente de combustível, enquanto a
terceira reduzirá a das embarcações menores e menos eficientes.
E quarto, a demanda por tonelagem
adicional para cobrir a imobilização de embarcações que não são submetidas à
instalação de lavagem deve continuar até 2020.
Provavelmente, o impacto mais tangível
da IMO2020 será que, até 2020, surgirá um mercado de dois níveis, composto por
embarcações equipadas com lavadores e as que não o fazem. Segundo a Alphaliner
em 1º de janeiro, cerca de 10% da frota existente será equipada com lavadores Sox.
A principal vantagem das embarcações
equipadas com lavadores é permitir que o armador (ou afretador em caso de
tonelagem de afretamento) mantenha a queima de óleo combustível com alto teor
de enxofre mais barata após 1 de janeiro de 2020 (HSFO), enquanto as
embarcações não equipadas, A maior parte do setor precisará usar óleo
combustível com baixo teor de enxofre (LSFO) ou óleo diesel marinho com baixo
teor de enxofre (MOO-MGO) para cumprir o novo regulamento.
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