quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Panamá, México e Colômbia lideram lista de países com maior conectividade marítima na América Latina

          O Manual Estatístico de 2019, desenvolvido pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), dedica um segmento à conectividade do transporte marítimo de classe mundial. A China aparece como a melhor economia ligada à rede global de transporte de linha marítima;
          O ranking, divulgado nesta quarta-feira, 11, é definido pelo índice de conectividade de transporte de linha marítima (LSCI). Depois dos chineses, aparecem Cingapura, Coréia do Sul, Malásia e Estados Unidos. Na América Latina lideravam a lista de conectividade o Panamá, México, Colômbia, Peru e República Dominicana.
         Nos gráficos da Unctad na América Latina, não há grandes mudanças nesse assunto nas grandes economias da região, como Brasil e México. Mostra, no entanto, uma queda maior na Colômbia e no Chile, enquanto o Equador e o Paraguai aparecem com maior crescimento.
         O LSCI é um indicador da posição de um país nas redes globais de transporte marítimo. É calculado a partir do número de navios, sua capacidade de transporte de contêineres, o número de serviços e empresas e o tamanho do maior navio.
         Os líderes de outras sub-regiões foram Bélgica, Holanda e Reino Unido na Europa. Egito, Marrocos e África do Sul na África. E Sri Lanka, no sul da Ásia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário