sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Hackathon do Porto de Santos mostra soluções inovadoras para processos logísticos e operacionais


         O Hackathon do Porto de Santos, que aconteceu no último fim de semana, trouxe 10 soluções inovadoras para processos logísticos e operacionais no setor portuário na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. A maratona de desenvolvimento tecnológico durou 30 horas e teve como vencedor um grupo que propôs um sistema de comunicação entre a comunidade portuária e os moradores em caso de acidentes no Porto de Santos.
          O evento é realizado pela Associação Brasileira de Terminais e Recintos Portuários (ABTRA) e teve um total de 637 pessoas inscritas. "Houve um processo seletivo rigoroso para selecionar apenas os melhores profissionais de cada área", afirma Angelino Caputo diretor executivo da ABTRA.
         No fim, 60 competidores foram selecionados e formaram dez equipes multidisciplinares, com profissionais de diversas áreas do conhecimento. A maior parte dos maratonistas tinha entre 18 e 25 anos (30 pessoas). Entre as inscrições, haviam competidores dos estados de SP, PR, RJ e MG.
         As equipes tinham que procurar soluções tecnológicas para um dos dois desafios: melhorar a gestão dos planos de emergência existentes no Porto de Santos e otimizar a análise de documentos exigidos do setor a partir das várias normativas existentes.
         Profissionais dos terminais e recintos alfandegados associados da ABTRA e dos órgãos que participaram do comitê orientador do Porto de Santos deram suporte técnico aos competidores a fim de contribuir para aperfeiçoar as soluções tecnológicas apresentadas.
         Todas as soluções tecnológicas apresentadas foram avaliadas pelo júri institucional composto pelo delegado-adjunto da Alfândega do Porto de Santos, Reinaldo Angelini; o chefe da ANTAQ/SP, Guilherme Silva; o gerente de Planejamento Logístico da SPA, Roberto Paveck; e o auditor-fiscal do VIGIAGRO no Porto de Santos, Hilder Rolim, e pelo júri técnico composto por Cesar Taurion e John Calisto.
         A equipe vencedora, composta por quatro competidores, desenvolveu o primeiro desafio e propôs uma solução para agilizar a comunicação entre a comunidade portuária e moradores próximos dos terminais e recintos alfandegados em caso de acidentes. O sistema criado pelo grupo emite notificações sobre possíveis sinistros por meio da colaboração da comunidade e de todos os trabalhadores.
         O evento ofereceu a maior premiação de hackathons do Brasil a fim de atrair os melhores maratonistas. A equipe vencedora foi premiada com R$ 60 mil e a vice-campeã recebeu R$ 12 mil.
         Segundo a ABTRA, o diretor-executivo da entidade, Angelino Caputo, considerou que as dez soluções tecnológicas apresentadas foram de alto nível e têm grande potencial de implementação. Ainda de acordo com a entidade, todas as propostas serão avaliadas pelo comitê executivo do projeto a fim de colocar a serviço da comunidade portuária em prol do desenvolvimento do setor.
v

Nenhum comentário:

Postar um comentário