Cerca de 30 marítimos que atuam na frota de rebocadores do Porto do
Açu participaram de um curso de atualização, dividido em três aulas, ao
longo desta semana. O objetivo dos encontros, que aconteceram no
Terminal Multicargas (T-MULT), foi qualificar comandantes, marinheiros e
chefes de máquinas da Wilson Sons. No treinamento, novas regras e
diretrizes da Marinha foram transmitidas por um representante do Centro
de Aperfeiçoamento Marítimo William Salomon, da própria Wilson Sons, e o
Porto do Açu aproveitou o encontro para estreitar a relação com a
equipe que atua a bordo.
No primeiro dia do curso, os comandantes receberam informações
relacionadas à navegação, operação, rotinas a bordo e sobre o uso de
equipamentos de comunicação e sinalização. Nos dias seguintes, o
treinamento abordou os temas de combate a incêndio, responsabilidade
social, primeiros socorros, sobrevivência pessoal e proteção de navio.
Além do conteúdo obrigatório, os marítimos tiveram a oportunidade de
entender o dia a dia da equipe que atua no monitoramento do tráfego
marítimo do Porto, com quem dialogam rotineiramente.
“Além da atualização que os marítimos receberam, o encontro foi
importante para promover a interação deles, que atuam a bordo, com o
nosso pessoal. Tratou-se de um momento de troca, em que nós explicamos
as nossas políticas e entendemos melhor as necessidades do grupo,
pensando na maior sinergia entre terra e mar”, explicou o Comte. Joffre
Villote, gerente de Operações do Porto do Açu.
“Foi a primeira vez que promovemos este curso dentro do Porto do Açu,
possibilitando uma maior interação entre os participantes. O objetivo
do treinamento foi atualizar e nivelar a nossa equipe e, ao mesmo tempo,
fazer com que o pessoal de bordo tenha noção do que acontece no cais, e
vice-versa”, afirmou Rodrigo Baiense, supervisor de rebocadores da
Wilson Sons.
A Wilson Sons dedica uma frota composta por 5 rebocadores ao Porto do
Açu, considerados os mais modernos do Brasil. Duas embarcações têm
tração de 80 tbp (toneladas de bollard pull) e guinchos com função
render. Todas estão aptas a realizar manobras em operações de entrada e
saída de navios tipo Panamax, Aframax, Capezise, Suezmax, VLCC e LNGC,
em lastro e carregados.
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