O sistema portuário gaúcho
registrou um crescimento na movimentação de seus principais terminais no
primeiro semestre deste ano. Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre tiveram aumento
no número de cargas movimentadas quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Somente pelo Porto do Rio Grande já passaram mais de 19,9 milhões de toneladas,
crescimento de 2,9%, entre os mais variados produtos.
Todos os segmentos de cargas tiveram
acréscimo no porto rio-grandino. A Carga Geral pelo segundo mês consecutivo ultrapassou
a barreira do milhão, chegando a 1,1 milhões de toneladas, quebrando o recorde
do mês anterior. No acumulado do semestre, demonstra um crescimento de 4,4%
comparado a 2016. Já os grãos, seguem sendo o principal destaque do complexo
movimentando mais de 12,2 milhões de toneladas. A soja grão e o trigo são os
grandes destaques, com crescimento, respectivo de 2,6% e 25,4%. O granel
líquido soma 2,3 milhões de toneladas no primeiro semestre.
“O semestre de movimentação da soja gaúcha
foi muito favorável ao porto visto que tivemos volumes significativos desde o
mês de janeiro, a safra vem transcorrendo de forma tranquila e o porto vem
demonstrando habilidade para o escoamento ágil, seguro e apto a transportar
para os principais destinos do mundo”, avalia o diretor superintendente do
Porto do Rio Grande, Janir Branco. China, Eslovênia, Coréia do Sul, Irã e Japão
foram os principais destinos das mercadorias que saíram do Porto do Rio Grande.
Já as importações, partiram principalmente da Argentina, Argélia, Estados
Unidos, Rússia e Marrocos.
O Porto de Pelotas vive uma nova fase em sua
história. Subutilizado por muitos anos, o porto pelotense já movimentou em seis
meses mais do que em todo o ano de 2016. Nos seis primeiros meses deste ano, já
se soma mais de 387 mil toneladas. O projeto que leva toras de madeira da
região sul a unidade da CMPC Celulose Rio Grandense mostra o potencial
hidroviário gaúcho e a qualidade de nossos espaços logísticos. Em seis meses, o
Porto de Pelotas já supera em 39,2% toda a movimentação de 2016.
O porto da capital também passa por um
importante momento de valorização. As boias para sinalização noturna do Guaíba
já estão sendo entregues e devem entrar em operação ainda este ano, o que deve
ampliar a capacidade operacional do Porto de Porto Alegre. Mesmo sem os
equipamentos, o mês de junho foi o melhor em mais de 15 meses. Foram
movimentadas apenas no mês de junho mais de 172 mil toneladas entre trigo,
componentes de fertilizantes e carga geral. No acumulado do ano, os seis
primeiros meses tiveram crescimento de 58,4% quando comparado ao mesmo período
de 2016.
O diretor superintendente do Porto do Rio
Grande avalia que as medidas tomadas pelo Governo do Estado tem sido
fundamentais para a ampliação do sistema hidroportuário. “A Secretaria dos
Transportes, a Casa Civil e o Governador do Estado tem buscado a garantia da
funcionalidade do porto, canalizando investimentos que são prioritários como a
sinalização noturna do Guaíba e as dragagens de manutenção na hidrovia. A
garantia de uma logística eficiente é fundamental para a atração de novas
indústrias e projetos o que leva a geração de emprego e renda”, conclui Branco.
Desde o mês de abril, a Superintendência do Porto do Rio Grande é o órgão
gestor dos portos gaúchos e também do sistema hidroviário.
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