O Porto de Paranaguá fechou os primeiros seis meses de 2017 com a maior
movimentação de toda a sua história para o período. Ao todo, foram 25
milhões toneladas movimentadas, uma marca 3,3% superior ao antigo
recorde, alcançado no ano passado, quando foram operadas 24,2 milhões de
toneladas de cargas.
O recorde vem acompanhado de outro feito importante: nunca o terminal paranaense teve uma diversificação tão grande nas suas cargas. Ao longo
destes seis meses, o porto bateu o recorde de movimentação de cargas
gerais e graneis líquidos e, pela primeira vez na sua história, os
produtos desta natureza ultrapassaram os 33% do total movimentado.
Exemplo disso é que nesta quinta-feira (20) os mais de 20 berços do
Porto de Paranaguá estão todos ocupados por navios, operando um total de
13 tipos diferentes de cargas – como milho, veículos, açúcar, óleo de
soja, farelo, cloreto de potássio e ureia.
No primeiro semestre do ano, foram 4,8 milhões de toneladas de
carga geral movimentadas, um aumento de 5% em relação ao ano passado. O
avanço foi impulsionado pelos investimentos no novo layout operacional
do cais do porto, que derrubou velhos armazéns obsoletos e abriu pátios
para movimentação deste tipo.
No mesmo período, também foi registrado recorde na movimentação de
granéis líquidos, com 3,6 milhões de toneladas operadas e 24,7% de
aumento. Para este tipo de carga, o porto investiu reformando o cais de
inflamáveis, trocando as defensas e cabeços de amarração, garantindo a
segurança das operações e atraindo mais cargas para Paranaguá.
“A nossa vocação graneleira já está consolidada e nunca
vamos abrir mão de ser o melhor porto para o agronegócio brasileiro, mas
hoje construímos uma estrutura que atende todos os usuários. Desde a
indústria, que nunca importou tantos insumos e exportou tantos produtos
por Paranaguá, até os produtores rurais, que se abastecem com os
fertilizantes que entram por aqui e, na safra seguinte, exportam suas
produções”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José
Richa Filho.
Os recordes atingidos pelo Porto e as taxas de ocupação em destaque são
resultado do maior pacote de investimentos já realizado no terminal. São
R$ 624 milhões investidos desde 2011. Desde obras de repotenciamento,
reformas do cais e trocas de equipamentos até campanhas de dragagem e
novos processos automatizados que dão mais agilidade e segurança nas
operações. “Fazemos estes aportes não pensando em recordes, mas em
construir um porto adequado para o presente e futuro do Paraná e de
Paranaguá. O aumento da movimentação é uma consequência natural”,
explica o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
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