Atualmente no molhe norte, do lado de Navegantes, equipes de trabalho estão em grande escala, removendo pedras para modelar e construir o molhe do cabeço. As pedras que estão sendo retiradas são deslocadas para uma área afastada no próprio canteiro e posteriormente serão reutilizadas para construir o novo molhe e estruturar o molhe da Marina. Todos os guias correntes localizados nos molhes transversais já foram retirados e suas pedras foram depositadas em um “bota fora”, localizado no Bairro Pedreiras em Navegantes.
Recentemente a Superintendência do Porto de Itajaí, através de sua Gerência de Projetos, recebeu uma notícia que vinha sendo aguardada por muito tempo. Com o objetivo de colaborar com o andamento das obras da bacia de evolução, principalmente em prol da segurança da navegação e que priorizam o “Projeto de Sinalização Náutica do Complexo Portuário de Itajaí”, foi encaminhado pela Marinha do Brasil, via oficio emitido pela Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, o documento que autoriza e aprova provisoriamente a sinalização náutica que viabiliza a continuidade das obras.
Concluídas as obras (Etapas 01 e 02), o Complexo Portuário de Itajaí poderá operar com navios de até 366 metros de comprimentos e 51 metros de boca (largura).Para o giro de manobra dos navios, sua capacidade é de 530 metros de diâmetro e profundidade de 13 metros. O prazo para conclusão das obras está estipulado para abril de 2018;
O volume estimado de pedras a ser removido é de 463.140,39 metros cúbicos (sujeito a alteração);
Com a realocação do molhe norte, possibilitará que o canal de acesso fique com a largura de 170 metros no canal de acesso.
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