Um grupo de empresários do Golfo Pérsico
pretende investir R$ 2 bilhões na construção de um terminal de granéis
sólidos e líquidos, na Ilha das Cobras, em Cubatão, às margens do Canal
de Piaçaguera, no litoral paulista. Trata-se do T-Green (T-verde, na tradução do inglês), que
é projetado para ter operações sustentáveis e deve gerar cerca de mil
empregos na região. O prazo para implantação da instalação portuária é
de quatro anos.
A intenção
de investir no terminal portuário foi revelada pelo cônsul honorário do
Sudão em São Paulo, Mohamed Hussein El Zoghbi. Segundo ele, que também é
presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras),
o grupo empresarial interessado pela área já investe no Brasil e tem
amplo conhecimento do mercado portuário e de granéis sólidos.
“Esse
projeto nasceu há um bom tempo. Nós estivemos na Ilha das Cobras, vimos
o potencial e começamos a trabalhar. O projeto tem um diferencial
importante e houve interesse por parte de fundos e de empresas no
Golfo”, destacou Zoghbi.
A
preocupação em tornar o T-Green um terminal sustentável é o diferencial
que atrai o grupo investidor. De acordo com o consultor da Portoconsult
Negócios e Participações, Antonio Bernardo Neto, a nova instalação
portuária contará com painéis para geração de energia solar e
reutilização da água da chuva. Além disso, também serão implantadas
fontes de energia alternativa para as operações dos navios, evitando a
queima dos combustíveis dos cargueiros.
No
entanto, segundo Zogbhi, há apenas uma restrição ao projeto. Para que o
grupo do Golfo invista na área, é necessária a suspensão da abertura de
cavas subaquáticas que servirão como depósito de material contaminado
dragado no Canal de Piaçaguera. As restrições operacionais causadas por
estas interferências e ainda a preocupação com o meio ambiente são os
motivos dessa condicionante.
As
cavas estão localizadas nas proximidades da Ilha das Cobras e estão
sendo construídas no Canal de Piaçaguera para. Todos os sedimentos
dragados nesta região do Porto de Santos serão depositados no local. “Eu
acho que nós avançamos muito e precisamos trabalhar para que esse
projeto se concretize. Estamos trabalhando. Há interesse. Mas este é o
único entrave”, destacou Zoghbi.
Além
da geração de empregos na região, os responsáveis pela implantação do
T–Green prometem compensações sociais e culturais. Entre elas estão o
apoio para a reabertura do Hospital Modelo de Cubatão e a projetos da
Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos.
O
T-Green deve ser construído entre o Canal de Piaçaguera e o Rio
Cubatão, no interior do Estuário de Santos, em frente à região da
Alemoa. A área pertence ao empresário Sérgio Amaral Santos, responsável
pela Ilha das Cobras Empreendimentos Imobiliários.
De
acordo com o consultor da Portoconsult, as exportações de produtos
agrícolas devem girar em torno de 6 milhões de toneladas por ano no
T-Green. A instalação contará com acesso ferroviário que ainda será
implantado e, com isso, a expectativa é reduzir o tráfego de caminhões
carregados com grãos nas cidades.
A
previsão da Portoconsult é de que o T-Green tenha capacidade para
armazenar até 300 mil toneladas de grãos. Além disso, estão previstos
ainda 200 mil metros cúbicos de tancagem para combustíveis no novo
terminal. Com essas características, a expectativa é de que o empreendimento conte com certificação internacional de Porto Verde.
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