A Santos Brasil, maior empresa brasileira de terminais de
contêineres, vai crescer na região Sul do país. O Tecon Imbituba (SC),
terminal de contêineres do grupo, venceu a concorrência de um serviço de
navegação para a Ásia que irá aumentar em 166% a movimentação de cargas
na instalação, de 45 mil Teus (contêineres padrão de 20 pés) para 120
mil Teus por ano.
O serviço prevê a escala semanal de um navio do consórcio de
armadores internacionais formado pelas empresas Hapag Lloyd, Hamburg
Süd, NYK, Hyundai e Zim. Esses armadores revezarão navios próprios na linha, mas outras
companhias de navegação também atuarão por meio da compra de espaço nas
embarcações.
O serviço começa a operar em 1º de agosto. O perfil das cargas será
70% de exportação e 30% de importação. Essa linha de navegação para a
Ásia já existe e opera em outro terminal do Sul. Com a conquista do
serviço, cujo contrato tem prazo de um ano, o Tecon Imbituba passará a
ter dois serviços regulares semanais de contêineres - o outro é um de
cabotagem (navegação doméstica) operado pela Aliança, empresa da Hamburg
Süd.
Serão 13 embarcações, dentre elas a "Hyundai Loyalt", o maior
porta-contêiner que atua regularmente em portos brasileiros e tem
capacidade para transportar até 8,6 mil Teus. O navio tem 340 metros de
extensão, 45,6 metros de largura e pode atingir um calado máximo de 14,5
metros, a depender do quão carregado estiver.
Diferentemente de outros portos na disputada região Sul, Imbituba tem
capacidade para receber navios de grande porte. Por isso a Santos
Brasil acredita que o terminal tem condições de atrair as próximas
gerações de porta-contêineres que escalarão em poucos portos do país -
necessariamente nos que reunirem infraestrutura aquaviária e volume de
cargas. O foco de Imbituba é atrair as cargas do Norte do Rio Grande do
Sul e Oeste de Santa Catarina.
"Quanto maior o tamanho dos navios, mais competitivo o terminal
fica", afirmou ao Valor o diretor comercial da Santos Brasil, Marcos
Tourinho. A companhia trabalha com um horizonte de conquistar mais um
serviço ainda neste ano e outro em 2018.
Arrendado pela Santos Brasil em 2008, o Tecon Imbituba tem capacidade
para movimentar 450 mil Teus por ano. São 207 mil metros quadrados de
área total e 660 metros de cais acostável. Mas teve até aqui um
desempenho muito abaixo do esperado, frustrado basicamente por três
fatores.
São eles a transferência de linhas de navegação para terminais
concorrentes controlados por empresas ligadas a armadores; a crise e a
consequente redução de cargas; e a mudança do marco regulatório
portuário, que retirou a barreira para terminais de uso privado operarem
cargas de terceiros - o principal mercado dos terminais arrendados.
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