Sem o programa Inovar Auto, que sobretaxava compras de automóveis de
fora do Mercosul e do México, a importação de automóveis cresceu 48% no
primeiro trimestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado,
informou hoje (2) o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e
Serviços.
Nos três primeiros meses do ano, o Brasil importou
50.876 veículos de passageiro, contra 34.342 unidades no primeiro
trimestre de 2017. Em valores, o país importou US$ 922 milhões em
automóveis de passageiros de janeiro a março, alta de 76% na comparação
com os US$ 540 milhões importados no mesmo período de 2017.
Atualmente,
o governo negocia um novo regime automotivo, o Rota 2030, que não foi
anunciado até agora. De 2012 a 2017, o Inovar Auto cobrou
alíquota adicional de 30 pontos percentuais de Imposto sobre Produtos
Industrializados (IPI) de veículos produzidos fora do Brasil. A exceção
foram Argentina e México, com os quais o Brasil estabeleceu cotas de
importação que podiam escapar da sobretaxa.
Com o término do
Inovar Auto, no fim do ano passado, os demais países passaram a vender
carros para o Brasil em condições de igualdade com México e Argentina.
Mesmo assim, esses dois países concentraram 60% do crescimento das
importações de veículos neste ano.
“Nossa análise mostra que a
principal parcela do crescimento se dá em razão do aumento das compras
internas, pois a origem são países que já têm acordo automotivo com o
Brasil, como Argentina e México, e que não eram objeto de alíquota
adicional”, disse o secretário de Comércio Exterior do Ministério da
Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Abrão Neto.
De acordo
com Abrão Neto, entre os países sem acordo automotivo com o Brasil, que
responderam pelos 40% de crescimento restante no primeiro trimestre,
destacam-se a Alemanha, os Estados Unidos, a Coreia do Sul e o Japão.
O
crescimento das importações em ritmo superior ao aumento das
exportações fez o saldo da balança comercial recuar em março. No mês
passado, o Brasil exportou US$ 6,281 bilhões a mais do que importou,
queda de 12% em relação ao saldo positivo de US$ 7,136 bilhões em março
do ano passado.
Para este ano, o Ministério da Indústria,
Comércio Exterior e Serviços projeta superávit da balança comercial em
torno de US$ 50 bilhões, abaixo do saldo positivo recorde de US$ 67
bilhões obtido no ano passado. Segundo Abrão Neto, o recuo deve-se à
recuperação da economia, que está fazendo a população brasileira retomar
o consumo de mercadorias importadas.
Apesar da alta nas
importações de automóveis, o secretário diz que o crescimento das
importações está sendo salutar porque parte da alta está se destinando à
aquisição de bens usados na produção. Nos três primeiros meses do ano, a
compra de bens de capital (máquinas e equipamentos) cresceu 18,2%, e a
importação de bens intermediários (insumos) subiu 9,8% em relação ao
primeiro trimestre do ano passado. Em contrapartida, a compra de bens de
consumo subiu 18,8%.
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