segunda-feira, 2 de abril de 2018

Porto do Rio começa a receber navios com mais de 300 metros de comprimento

       O Porto do Rio de Janeiro já está usufruindo dos benefícios da obra do novo canal de acesso, recebendo navios de grande porte. O conteineiro Santos Express, com 333 metros de extensão, 48,24 metros de boca e calado de 13,40 metros, que  atracou no começo de fevereiro no terminal da Libra, no cais do Caju, foi a segunda embarcação com mais de 300 metros a operar no terminal.
      As operações acontecem após a homologação do novo canal de acesso, pós-dragagem, no ano passado. Elas fazem  parte da segunda fase do Ramp Up, processo de transição de um porto para receber navios de maior porte de forma progressiva, com manobras experimentais em duas etapas principais. No Ramp Up 1, o porto recebe navios de até 300 metros de comprimento e calados de até 14,10 metors. No Ramp Up 2 (etapa atual), são recebidos navios com até 340 metros e calados de até 14,30 metros do porte daqueles que atracam em grandes terminais europeus.
       O Santos Express é um navio da armadora alemã Happag-Lloyd, construído em 2017, com um porte bruto de 123.490 toneladas e capacidade para transportar 10,5 mil teus, o que reduz bastante os custos operacionais. Ele chega ao Rio de Janeiro vindo da África (Porto Kelang) e navega, em seguida, para o Porto de Itaguaí. Uma curiosidade é que todas as novas embarcações dessa armadora recebem nomes de portos sul-americanos porque esses porta-contêineres farão a rota que liga esses complexos portuários ao Extremo Oriente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário