O Porto do Rio de Janeiro já está usufruindo dos benefícios da obra do novo
canal de acesso, recebendo navios de grande porte. O conteineiro Santos
Express, com 333 metros de extensão, 48,24 metros de boca e calado de
13,40 metros, que atracou no começo de fevereiro no terminal da Libra,
no cais do Caju, foi a segunda embarcação com mais de 300 metros a
operar no terminal.
As operações acontecem após a homologação do novo canal de acesso,
pós-dragagem, no ano passado. Elas fazem parte da segunda fase do Ramp
Up, processo de transição de um porto para receber navios de maior porte
de forma progressiva, com manobras experimentais em duas etapas
principais. No Ramp Up 1, o porto recebe navios de até 300 metros de
comprimento e calados de até 14,10 metors. No Ramp Up 2 (etapa atual),
são recebidos navios com até 340 metros e calados de até 14,30 metros do
porte daqueles que atracam em grandes terminais europeus.
O Santos Express é um navio da armadora alemã Happag-Lloyd,
construído em 2017, com um porte bruto de 123.490 toneladas e capacidade
para transportar 10,5 mil teus, o que reduz bastante os custos
operacionais. Ele chega ao Rio de Janeiro vindo da África (Porto Kelang)
e navega, em seguida, para o Porto de Itaguaí. Uma curiosidade é que
todas as novas embarcações dessa armadora recebem nomes de portos
sul-americanos porque esses porta-contêineres farão a rota que liga
esses complexos portuários ao Extremo Oriente.
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