A DHL e a IBM analisaram o potencial da Inteligência Artificial (IA)
na logística e estimulam os líderes da supply chain a aproveitarem os
benefícios e oportunidades da IA, numa altura em que “o desempenho, a
acessibilidade e os custos são mais favoráveis do que nunca”.
Segundo os autores do estudo, estas tecnologias estão a amadurecer a
um grande ritmo, o que permite a criação de aplicações adicionais para a
logística. Estas podem, por exemplo, ajudar os fornecedores a
enriquecer as experiências dos seus clientes através do diálogo ou da
entrega de itens antes da sua solicitação.
“As condições atuais da tecnologia, negócios e sociedade favorecem
uma mudança de paradigma nas operações logísticas. À medida que o
progresso tecnológico da IA avança percebemos que é nosso dever
explorar, juntamente com os nossos clientes e funcionários, como a IA
irá moldar o nosso futuro na logística”.
O relatório indica que com a ajuda da IA a logística mudará o seu
modelo operacional, passando de reativo para pró-ativo e preditivo,
algo que irá gerar melhores perspectivas, a custos favoráveis, em
atividades administrativas e operacionais, orientadas para o cliente.
As tecnologias de IA podem, por exemplo, usar o reconhecimento de
imagem avançado para rastrear a condição de envios e ativos ou prever
flutuações de volumes antes de ocorrerem. “Claramente que a IA aumenta
as capacidades humanas, mas também elimina o trabalho de rotina, o que
mudará o foco da força de trabalho na logística para um trabalho mais
significativo e de maior valor”, referem os autores.
Como apontam, “a tecnologia está a mudar as tradicionais cadeias de
valor da logística e os ecossistemas estão a remodelar as empresas,
indústrias e economias”. Ao alavancar a utilização de IA nos processos
centrais, as empresas podem investir mais nos imperativos do crescimento
estratégico. Além disso, podem libertar os colaboradores para outras
áreas estratégicas e de valor acrescentado, bem como estimular a
melhoria de outras capacidades.
Segundo aponta o mesmo estudo, a IA já é onipresente no âmbito do
consumidor, tal como é demonstrado pelo rápido crescimento das
aplicações com assistente de voz, o que permite criar aplicações
adicionais para a logística. Muitos setores já adotaram estes avanços,
nomeadamente através da sua utilização em linhas de produção no sentido
de melhorar a produção, o rastreamento, a previsão e a autonomia do
transporte. O documento assegura que a IA será também onipresente no
setor industrial e inclui as melhores práticas para que os players da
logística possam aproveitar ao máximo o seu potencial.
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