A gigante China Communications Construction Company (CCCC) , depois de comprar no ano passado o projeto do Porto maranhense de São Luís,
está prestes a adquirir um novo empreendimento, agora em Santa Catarina.
Trata-se do Terminal Graneleiro da Babitonga (TGB), que exigirá
investimentos de R$ 1 bilhão para ser erguido em São Francisco do Sul
(SC). Se fechar o negócio, o grupo se posiciona estrategicamente em
corredores de exportação importantes no Nordeste e no Sul.
Os grupos chineses já deixaram claro, em várias ocasiões, que um dos
principais focos de investimento no Brasil é a infraestrutura logística –
em portos, rodovias ou ferrovias. É o que vem fazendo a CCCC, que
entrou no Brasil em 2016, ao comprar 80% de uma construtora de médio
porte, a Concremat, por R$ 350 milhões. No ano passado, fechou a
aquisição de 51% do Porto de São Luís (MA), onde é sócia da WPR, da
família do empresário Walter Torres. O projeto é orçado em R$ 1,7
bilhão.
Com faturamento global de US$ 70 bilhões, a maior empresa de
infraestrutura da China tem planos ambiciosos para o País. Além do
terminal catarinense, a empresa tenta fechar um acordo para arrematar
uma fatia minoritária da ferrovia Malha Sul, da Rumo Logística. A
estrada de ferro está a três quilômetros do TGB e criaria um sistema
logístico integrado e competitivo para o agronegócio.
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