A frota de apoio marítimo em águas brasileiras totalizava 386
embarcações ao final de abril, ante 387 em março. Do total de abril, 81%
(311 unidades) são barcos de bandeira brasileira e 19% (75 embarcações)
de bandeira estrangeira. De acordo com a Associação Brasileira das
Empresas de Apoio Marítimo (Abeam), foram desmobilizadas 91 embarcações
de bandeira estrangeira e acrescentadas 53 de bandeira brasileira em
relação ao cenário vivenciado em abril de 2015.
Com 190
embarcações, os PSVs (embarcações para transporte de suprimentos) e
OSRVs (combate a derramamento de óleo) representavam 49% da frota total
de apoio marítimo em abril, enquanto 18% eram LHs (manuseio de linhas e
amarração) e SVs (minissupridores às plataformas de petróleo), somando
70 barcos. Outros 13% referem-se a 52 ATHS (manuseio de âncoras). Crew boats
(transporte de tripulantes para plataformas) e FSVs (supridores de
cargas rápidas) somavam 26 unidades, o equivalente a 7% do total.
Entre
os armadores com mais embarcações listadas, considerando barcos de
bandeira nacional e estrangeiras, estão: Bram/Alfanave (55 embarcações),
CBO/Oceana (27), Starnav (24), DOF/Norskan (20), Tranship (20) e Wilson
Sons Ultratug (22). Na pesquisa deste mês as embarcações da empresa
BSCO não constavam mais no site da Agência Nacional de Transportes
Aquaviários (Antaq), de acordo com a Abeam. No relatório mensal, a
associação informa que foram feitas tentativas de contato com a empresa
sem sucesso e que as embarcações foram mantidas no relatório até melhor
apuração.
O levantamento da Abeam aponta ainda que 21
embarcações, originalmente de bandeira estrangeira, tiveram suas
bandeiras trocadas para bandeira brasileira. Das 386 embarcações
listadas em abril, 355 são de empresas filiadas à associação, sendo 284
de bandeira nacional e 71 de bandeira estrangeira. Entre as não
associadas, 27 são de bandeira nacional e quatro estrangeiras. A
Abeam ressalta que a mensuração da frota neste relatório inclui
embarcações que podem ou não estar amparadas por contratos, que podem
estar no mercado spot, em manutenção ou eventualmente fora de operação.
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