O
processo de dragagem do Canal do Furadinho, que dá acesso ao Polo petroquímico
de Triunfo (RS), que movimenta o Terminal Santa Clara, responsável por
operar as embarcações da empresa Braskem, começou a ser realizado. Essa obra oferece mais segurança na navegação
interior do canal e, também, garante o calado operacional, que equivale à 17
pés, explicou o diretor-superintendente do Porto do Rio
Grande, Janir Branco.
O superintendente vistoriou os trabalhos ao lado do diretor de
hidrovias do Estado, Eduardo Alves. “Essa é uma obra que está sendo realizada com uma
equipe própria da Superintendência com os funcionários da extinta SPH e tem a
finalidade de manutenção do sistema hidroviário gaúcho”, disse ele.
Estão sendo utilizadas três
dragas da atual Suprg (Superintendência do Porto de Rio Grande) que, juntamente com a equipe, opera no processo. A dragagem deve cobrir uma extensão
de 200 metros, tendo 50 metros de largura e 6 metros de profundidade em
relação ao zero hidrográfico.
Segundo o superintendente, “é uma preocupação do estado a viabilidade do sistema logístico gaúcho. Ele destacou que essa estratégia é um fator predominante para garantir a competitividade dos
produtos produzidos pelo Rio Grande do Sul”, conclui.
Ainda visando maior segurança das atividades,
estão sendo feitos os levantamentos batimétricos do próprio Canal do Furadinho
e do Cais dos Navegantes. O procedimento objetiva realizar as
medições de profundidades associadas a uma posição da embarcação na superfície
da água, necessárias em áreas marítimas, fluviais, em lagoas e em canais
naturais ou artificiais, navegáveis ou não, visando à representação destas
áreas em uma carta.
O procedimento é fundamental para acompanhar os níveis de
assoreamento dos canais e dos locais de atracação de embarcações. A Suprg assumiu a administração do sistema hidroviário gaúcho no mês passado com a extinção da SPH (Superintendência de Porto e Hidrovias).
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