O Porto de Paranaguá recebeu nesta semana a importação de 5.419 pedaços
de trilhos de trem que serão usados na renovação e modernização da malha
ferroviária do Paraná e de todo o Sul do País. As peças, que
desembarcaram do navio Rike, vindo da Argentina, foram importadas da
Áustria pela Rumo ALL. Pesando cerca de 7 mil toneladas, esse foi o
terceiro lote, de um total de 33,8 mil toneladas de trilhos que serão
operadas pela empresa no porto, em 2017.
Ainda neste ano, a concessionária espera receber em Paranaguá mais
importações de trilhos da Áustria, com 14 mil toneladas, e da Rússia,
com 5,8 mil toneladas de trilhos, além de outros lotes. Apenas no
Paraná, a Rumo ALL possui 2.039 quilômetros de ferrovia, segundo dados
da Ferroeste, que conta com 248 quilômetros de ferrovia.
A importação dos trilhos, que têm 24 metros de cumprimento – o que
equivale a dois ônibus alinhados – só é possível devido ao novo layout
de operação implementado pela Administração dos Portos de Paranaguá e
Antonina (Appa). O cais do Porto de Paranaguá foi ampliado em 36% para
movimentação de cargas de alto valor agregado.
“O mercado de movimentação de cargas gerais, a exemplo dos trilhos de
trem, tem aumentado muito em Paranaguá. Temos que nos atualizar de
acordo com as novas necessidades dos clientes, desenvolvendo melhorias
que facilitem as operações de cargas diferenciadas”, afirmou o
diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
Ao todo, 30 mil metros quadrados de novos pátios estão em operação desde
o início do ano para o armazenamento de cargas especiais. Nestas áreas
estavam localizados antigos armazéns ociosos, utilizados até as décadas
de 1970 e 1980 para armazenar cargas de café, mate e madeira.
Agora, estes espaços são usados para operar cargas de maior valor
agregado, como carros, ônibus, tratores para construção civil, máquinas
agrícolas e peças industriais.
Com isso, a movimentação de cargas gerais pelo porto aumentou. De
janeiro a abril deste ano, estas operações cresceram 3% em relação ao
mesmo período do ano passado. Nestes primeiros quatro meses do ano,
foram 2,96 milhões de toneladas – destas, 1,1 milhão de toneladas de
importação e 1,86 milhão de toneladas para exportação.
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