A operadora Brado Logística, com sede em
Cubatão, se prepara para ampliar suas ações na Baixada Santista. O
projeto é resultado da obtenção de um novo contrato de carregamento, que
deve movimentar mensalmente 3,5 mil toneladas de produtos da indústria
de carne bovina no Porto de Santos.
O programa de expansão já levou a
empresa a contratar mais 40 profissionais para atuar em sua unidade, em
três turnos. Por motivos de
confidencialidade, a Brado não divulga o nome do novo cliente, mas cita
que esse contrato prevê a movimentação mensal de 250 contêineres de
exportação, com carnes bovinas, e 100 contêineres de importação, com
produtos em geral. O volume de 3,5 mil toneladas deve ser atingido ainda
no primeiro semestre deste ano.
Inicialmente,
a companhia de logística, especializada na movimentação de contêineres,
não pretende aumentar suas instalações para atender à nova
movimentação. Mesmo os serviços que irá prestar ao cliente, da recepção
de produtos em armazéns secos e frigorificados ao gerenciamento de
estoques, não exigirão obras de ampliação.
“Nossa
estrutura – que inclui 26 docas, 18.660 posições paletes e capacidade
para 1200 TEUS – vai atender a este e a outros clientes, muitos deles
localizados no Centro-Oeste do País em regiões com acesso a operações
multimodais”, disse o gerente-executivo da Brado, Carlos Pelcz.
Nos
planos da empresa, está transformar a unidade da Baixada Santista em
ponto central de atendimento, aproveitando a estrutura e expertise da
companhia, que é um braço da Rumo Logística, principalmente a partir de
unidades instaladas nos estados de São Paulo e Mato Grosso. Serão
atendidas ainda demandas vindas de Tocantins, Mato Grosso do Sul, Minas
Gerais, Goiás e Rondônia.
A
Brado movimentará a carga bovina em operação no conceito de hub
logístico, uma espécie de centro integrado de transbordo, armazenagem,
coleta, produção e distribuição de mercadorias e bens. Para isso, além
da parte física em Cubatão e dos demais postos, a companhia possui 13
locomotivas, 2,4 mil vagões e 3,5 mil contêineres para movimentação dos
mais diferentes tipos de cargas, de congelados a grãos e artigos
industrializados.
As
operações de exportação e importação na Baixada Santista têm foco na
movimentação de carne bovina, mas a demanda por serviços logísticos se
estende a vegetais, pescados e matérias-primas utilizadas pelas
indústrias localizadas no interior do País. Além de gerenciar os
estoques dos produtos, a promessa da Brado é reduzir custos do novo
cliente com a gestão dos contêineres vazios.
Sobre
as admissões, o gerente-executivo da Brado, Carlos Pelcz, informou que,
para cada função, houve um nível de exigência, avaliado pela equipe de
Recursos Humanos. Entre os cargos abertos, estavam os de auxiliar
administrativo, gestor de armazenagem, coordenador de pátio e auxiliar
de logística de contêineres.
As
contratações já foram concluídas, informou a Brado. Mas a empresa
destaca que os profissionais que disputaram as vagas, mas não foram
selecionados, podem ser chamados futuramente, uma vez que há previsão de
que o número de vagas possa aumentar durante os trabalhos.
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