quarta-feira, 3 de maio de 2017

Exportações do Chile para o Brasil, maior comprador do país na América Latina, atingem quase US$ 3 bilhões



         O chilenos comemoraram os resultados expressivos em sua parceria com o mercado brasileiro no ano passado, quando as exportações para cá atingiram US$ 2,964 bilhões, sendo US$ 1 bilhão em alimentos. Os dados foram revelados pelo embaixador do Chile em Brasília, Jaime Gazmuri Mujica, ao confirmar a presença da nação andina na APAS Show, que acontece entre os dias 2 e 5 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), reunindo supermercadistas.
        O país será representado por uma delegação de 15 empresas do setor alimentício, além do embaixador, que fará a abertura oficial do estande, e da subdiretora nacional do ProChile, Marcela Aravena. A participação na feira marca a abertura da agenda de atividades do Chile em solo brasileiro, que segue investindo em uma forte estratégia de promoção dos seus produtos nos mais promissores mercados mundiais, entre os quais o Brasil, que se destaca como o principal destino das exportações de alimentos chilenos em toda a América Latina e o quarto maior no ranking mundial.
      Entre os destaques em produtos chilenos que tiveram um aumento notável no mercado brasileiro em 2015 e 2016, estão as maçãs frescas, cujas exportações registraram crescimento de 147%, com um aumento de US$ 28 mi para US$ 71 mi; os azeites de oliva extravirgens, com envios que subiram 34%; salmão e truta, que tiveram aumento de 9%; e os vinhos, com elevação de 8%.     
        Os valores alcançados são resultado direto do empenho e da relação de confiança entre os países. O Chile demonstra um sólido interesse em seguir o movimento positivo da parceria e uma das ações estratégicas para manter esse objetivo é trazer ao Brasil empresas que representem e ajudem a promover os produtos mais simbólicos da indústria alimentar chilena.
      “Estes números refletem os esforços que o nosso país realiza no Brasil para aumentar a conscientização a respeito da diversidade e qualidade dos alimentos chilenos. Por esse motivo, voltamos pelo quinto ano consecutivo com o pavilhão oficial do Chile na APAS, um evento de alto impacto, que promove nosso relacionamento com importadores e varejistas de todo o Brasil. Essa participação nos permite seguir o compromisso para chegar à mesa dos brasileiros com a qualidade, segurança internacional, rastreabilidade e, claro, o sabor natural dos produtos chilenos”, comenta María Julia Riquelme, do ProChile Brasil, instituição do Ministério de Relações Exteriores do Chile responsável pela promoção de exportações do país.
        Desde o final de 2014, os envios de bens chilenos para o Brasil – categoria que abrange os alimentos – vêm superando as exportações de cobre, matéria-prima símbolo da indústria de mineração do Chile, com um total de 61% em 2016. Segundo o ProChile, tal resultado engloba a participação das Pequenas e Médias Empresas chilenas, integrantes do planejamento estratégico do país, que visa incentivar a presença de players potenciais e abrir novas oportunidades que ampliem ainda mais as trocas comerciais entre Brasil e Chile.

 

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