O chilenos comemoraram
os resultados expressivos em sua parceria com o mercado brasileiro no ano passado, quando as exportações para cá atingiram US$ 2,964 bilhões, sendo US$ 1 bilhão em alimentos. Os dados foram revelados pelo embaixador do Chile em Brasília, Jaime Gazmuri Mujica, ao confirmar a presença da nação andina na APAS Show,
que acontece entre os dias 2
e 5 de
maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), reunindo supermercadistas.
O país será representado
por uma delegação
de 15 empresas do setor alimentício, além do embaixador,
que fará a abertura
oficial do estande, e da subdiretora
nacional do ProChile, Marcela
Aravena. A
participação na feira marca a abertura
da agenda de atividades do Chile em solo brasileiro, que segue
investindo em uma forte
estratégia de promoção dos seus produtos nos mais promissores
mercados mundiais, entre os quais o Brasil,
que se destaca
como o principal destino
das exportações de alimentos chilenos em toda a América Latina
e o quarto maior no
ranking mundial.
Entre os destaques em produtos chilenos
que tiveram um aumento
notável no mercado brasileiro em 2015 e 2016, estão as maçãs frescas, cujas
exportações registraram crescimento de 147%,
com um aumento de US$
28 mi
para US$ 71 mi;
os azeites de oliva
extravirgens, com envios que subiram 34%; salmão e truta, que tiveram aumento de 9%; e os vinhos, com elevação de 8%.
Os
valores alcançados são resultado direto do empenho e da relação de confiança entre os países.
O Chile demonstra um sólido interesse em seguir o movimento positivo da
parceria e uma das ações estratégicas para manter esse objetivo é trazer ao
Brasil empresas que representem e ajudem a promover os produtos mais simbólicos da indústria
alimentar chilena.
“Estes
números refletem os esforços que o nosso país realiza no Brasil para aumentar a
conscientização a respeito da diversidade e qualidade dos alimentos chilenos.
Por esse motivo, voltamos pelo quinto ano consecutivo com o pavilhão oficial do
Chile na APAS, um evento de alto impacto, que promove nosso relacionamento com
importadores e varejistas de todo o Brasil. Essa participação nos permite
seguir o compromisso para chegar à mesa dos brasileiros com a qualidade,
segurança internacional, rastreabilidade e, claro, o sabor natural dos produtos
chilenos”, comenta María
Julia Riquelme, do ProChile
Brasil, instituição do Ministério de Relações Exteriores do
Chile responsável pela promoção de exportações do país.
Desde
o final de 2014, os envios de bens
chilenos para o Brasil – categoria que abrange os alimentos –
vêm superando as exportações de cobre, matéria-prima símbolo da indústria de
mineração do Chile, com um total de 61% em 2016. Segundo o ProChile, tal
resultado engloba a participação das
Pequenas e Médias Empresas chilenas, integrantes do planejamento estratégico do país,
que visa incentivar
a presença de players potenciais e abrir novas oportunidades que ampliem
ainda mais as trocas comerciais entre Brasil e Chile.
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