A expansão do Terminal Integrador Portuário
Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), unidade da operadora logística VLI no
Porto de Santos, será inaugurada oficialmente na próxima sexta-feira. O
projeto recebeu investimentos de R$ 2,7 bilhões e permitiu que a empresa
passasse a embarcar açúcar e grãos. Quando estiver totalmente
implantado, ampliará a capacidade anual do complexo marítimo para
movimentar estas cargas em 14,5 milhões de toneladas.
Esse volume representa pouco mais de um terço do
movimentado pelo Porto com essas duas mercadorias no ano passado. Em
2016, das 113 milhões de toneladas escoadas pelo cais santista, 39,38
milhões de toneladas foram referentes a carregamentos de açúcar e do
complexo soja (grãos e farelo).
“Este é um momento de celebração, de um projeto que
está 99% concluído”, comemorou Alessandro Gama, gerente do Tiplam. Para a
inauguração, além de clientes da companhia, órgãos ligados ao setor e
prefeitos das cidades da região, foram convidados o governador Geraldo
Alckmin e o presidente Michel Temer. Até sexta-feira, os chefes do
executivo nacional e estadual não haviam confirmado presença.
Localizado na Área Continental de Santos, o terminal
fica às margens do Canal de Piaçaguera (via de navegação que sai em
frente à Alemoa), ao lado do cais da Usiminas. Apesar da inauguração
nesta semana, o projeto só será concluído totalmente em junho.
Com o empreendimento, o terminal, que já tinha um
berço de atracação (dedicado ao desembarque de enxofre e outros insumos
de fertilizantes), recebeu mais três. São dois para os embarque de
açúcar e grãos e um terceiro para a descarga das matérias-primas de
fertilizantes. E é justamente o circuito de fertilizantes que ainda não
está pronto. Segundo o gerente, falta a conclusão do último berço e a
cobertura do armazém que será utilizado para guardar o produto.
Os testes finais desse berço devem ocorrer até o fim
do semestre. “O forte do fertilizante é no segundo semestre e, com a
conclusão destes processos finais, vamos estar prontos para atender essa
demanda”, explicou Gama. O berço exclusivo para açúcar está pronto, mas
aguarda algumas licenças e deve começar a operar até o final do mês.
Se antes, com só um berço para a descarga de
enxofre, rocha fosfática, fertilizantes e amônia, circulavam pela
empresa 2,6 milhões de toneladas por ano, com a conclusão do projeto, a
expectativa é que esse movimento seja quintuplicado.
“O próximo ano deve ser um ano forte, bem favorável
para a movimentação de cargas e o mercado já está dando sinais disso.
Dos quatro armazéns operacionais que temos, três estão cheios e o
quarto, que começou a operação há dois dias, já está pela metade”,
afirmou o executivo.
Uma das promessas da empresa de logística é aumentar
o volume de cargas sem causar impactos nas estradas da região. Isso
porque todo o terminal foi planejado para atender o transporte
ferroviário. De acordo com Gama, em menos de quatro horas é possível
descarregar a carga de um trem com 80 vagões, que carrega o mesmo que
150 caminhões.
Iniciado em 2010, o projeto de expansão do Tiplam
começou a entrar em funcionamento no ano passado. Em junho, a VLI
realizou os testes operacionais do pátio de enxofre, com capacidade para
armazenar 66 mil toneladas do produto. Em novembro, teve início o
embarque de grãos e açúcar.
Em
janeiro, o primeiro berço de atracação do projeto passou a funcionar.
“Agora, estamos começando o projeto, de fato. Vamos transformar o sonho
em realidade. Já temos a capacidade e vamos trabalhar cada vez mais para
tornar este novo sistema em um processo mais eficiente
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