A Noruega vai construir, a partir do próximo
ano, o primeiro navio cargueiro autônomo e com sistema de propulsão 100%
elétrico do mundo, que substituirá 40 mil viagens de caminhão por ano,
anunciaram os idealizadores do projeto naval. Com
uma autonomia de mais de 65 milhas náuticas (120 quilômetros), a
embarcação, a ser batizada de Yara Birkeland, terá capacidade de
transportar uma centena de contêineres, ou seja, entre 3.000 e 3.500
toneladas, a uma velocidade de entre 12 e 15 nós (de 22,22 a 27,8
quilômetros por hora), indicou o diretor do projeto, Bjørn Tore Orvik.
Resultado
de uma associação entre o fabricante de fertilizantes Yara
International e o grupo industrial Kongsberg, a embarcação transportará
fertilizantes margeando a costa do país, entre os portos de Porsgrunn
(no sul da Noruega) e de Brevik e Larvik, a 8 e 30 milhas náuticas de
distância, respectivamente.
“A
cada dia são necessárias mais de 100 viagens de caminhões com motores a
diesel para transportar produtos da fábrica de Porsgrunn aos portos de
Brevik e Larvik, de onde enviamos o produto aos nossos clientes em todo o
mundo”, explicou o diretor geral da Yara, Svein Tore Holsether, em um
comunicado ao mercado.
Com
o novo cargueiro autônomo de baterias, transferimos o transporte da
estrada para o mar e, fazendo isto, reduzimos as emissões de partículas,
melhoramos a segurança nas estradas e reduzimos as emissões de CO2
(dióxido de carbono) e de NxOy (óxido de nitrogênio), destacou o
empresário.
Ao mesmo tempo, deve representar uma economia de 678 toneladas de CO2 por ano, de acordo com a Yara. Quase toda a energia elétrica utilizada para recarregar o navio terá origem hidráulica, segundo o projeto do navio. De acordo com o plano, o cargueiro será utilizado, sem tripulação, a partir de 2020.
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