sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Transporte de carga aéreo é mais afetado que o marítimo pela redução do comércio global de bens

 

O setor global de carga aérea registrou 20,7 mil milhões de toneladas quilômetros de carga (CTK) em julho, prolongando a sua melhoria constante desde fevereiro. De acordo com dados da IATA, as toneladas-quilômetros de carga estão refletindo uma melhoria constante, uma vez que os CTK globais em Julho caíram apenas 0,8% em relação ao ano anterior, um sinal positivo de recuperação em comparação com 2022.

No entanto, ainda estão 3,3% abaixo da pré-pandemia. Assim, de acordo com os dados deste ano, verifica-se que os CTK se aproximam cada vez mais dos níveis de 2022, com uma taxa de contração anual reduzida. As toneladas quilômetros de carga disponíveis (ACTK), por sua vez, situaram-se 10,0% acima dos níveis de 2022, mas o crescimento futuro poderá abrandar devido ao enfraquecimento da procura.

À medida que a capacidade se normaliza e a época alta de voos de passageiros abranda, o comércio global de mercadorias diminuiu pelo terceiro mês consecutivo, afetando mais a carga aérea do que o transporte de contentores. No entanto, a carga aérea manteve uma vantagem de preço sobre o transporte marítimo, o que afetou a sua competitividade em determinados mercados.

Além disso, os PMI da indústria transformadora e das exportações indicaram um declínio na produção e nas exportações globais, o que contrasta com a recuperação da carga aérea em Julho. Há preocupação com o abrandamento econômico da China, refletido no seu PMI de encomendas de exportação, que poderá afetar a procura global de carga aérea.

Ao mesmo tempo, as tendências da inflação oscilaram em julho, com potenciais impactos nos gastos dos consumidores e das empresas, o que influenciou a procura de carga aérea. Por região, as companhias aéreas da Ásia-Pacífico registraram um crescimento no tráfego de carga, impulsionado pelo aumento do comércio dentro da Ásia e com outras regiões. Além disso, as companhias aéreas do Médio Oriente e de África também registraram crescimento, enquanto as companhias aéreas norte-americanas e europeias sofreram contrações.

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