quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Hapag Lloyd incorpora à frota um navio de 23.600 teus da sua nova classe Hamburg Express


A Hapag-Lloyd incorporou a sua frotaa, nessa semana, o “Berlin Express”, o primeiro navio porta-contêineres de sua nova classe Hamburg Express. A cerimônia contou com a presença de cerca de 300 convidados do mundo empresarial e político,  que acompanharam a primeira-dama da Alemanha, Elke Büdenbender, batizar a embarcação no Terminal de Contêineres Burchardkai (Athabaskakai), no porto de Hamburgo.

A classe Hamburg Express marcará o início de uma nova era para a Hapag-Lloyd e sua frota. No total, uma dúzia de grandes navios porta-contêineres de última geração entrarão em serviço até 2025. Juntos, esses navios darão uma contribuição importante para os esforços da Hapag-Lloyd para operar toda a sua frota de maneira neutra para o clima até 2045.

Graças à sua tecnologia de ponta de propulsão dupla, eles também poderão operar com combustíveis não fósseis, como o biometano e o e-metano, e portanto, dificilmente gerarão emissões de CO2. De momento, será utilizado gás natural liquefeito (GNL), o que reduzirá as emissões de CO2 em até 25% e as emissões de fuligem em 95%.

Além disso, componentes avançados, como um casco otimizado e uma hélice altamente eficiente, ajudarão os navios a reduzir o consumo de combustível e, portanto, as emissões de gases com efeito de estufa. “Com a nova classe Hamburg Express, a Hapag-Lloyd está num ponto de viragem”, disse Habben Jansen.

“Navios altamente eficientes permitirão reduzir as nossas emissões imediatamente e num grau muito significativo. Ao mesmo tempo, são um componente importante da nossa estratégia para avançar gradualmente na descarbonização. “Todos os navios desta classe navegarão sob bandeira alemã e, portanto, darão uma importante contribuição para o fortalecimento da Alemanha como um centro marítimo.”

O “Berlin Express” foi construído no estaleiro Hanwha Ocean, na Coreia do Sul. Com quase 400 metros de comprimento e capacidade para 23.600 TEUs, é o maior navio mercante que já navegou sob bandeira alemã. Os navios porta-contêineres da classe Hamburg Express operarão exclusivamente na rota de carga intensiva do Extremo Oriente, entre a Ásia e a Europa. Ele irá operar regularmente no serviço ‘FE3’,  entre Ningbo e Hamburgo, passando pelos portos de Xiamen, Kaohsiung, Yantian, Hong Kong, Singapura e Roterdam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário