sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Porto de Aratu investe R$ 20 milhões em novo pátio para armazenar enxofre

CS Porto Aratu, empresa controlada pela CS Infra, do Grupo Simpar, inaugura o pátio dedicado a armazenamento de enxofre, no terminal ATU-12, no Porto de Aratu (BA), com capacidade para receber e armazenar 150 mil toneladas de cargas de enxofre e coque. Foram R$ 20 milhões de investimento destinado para a modernização dos pátios, com a reestruturação de toda a parte de rede de incêndio, drenagem, pavimentação, revitalização das áreas, além de terraplanagem e construção das vias terrestres.   

A modernização e revitalização do espaço reforça o compromisso da empresa em contribuir para a economia do estado e posicionar o Porto de Aratu como rota para recebimento de diversos produtos, incluindo graneis minerais como enxofre e coque. A capacidade está estruturada para receber e armazenar 100 mil toneladas de enxofre e 50 mil toneladas de coque.  

 

“Essa inauguração representa um marco na história do porto e para todo seu entorno. A operação é fruto do empenho e expertise das equipes da CS Porto Aratu e vai impactar positivamente a economia local e nacional. Além disso, as adequações realizadas também habilitaram a CS Portos a ser um recinto alfandegado”, explica Marcos Tourinho, diretor presidente da CS Porto Aratu.   

 

O desembarque da primeira carga operada pelo novo pátio foi realizado com o Grupo Itafos Fertilizantes. O produto armazenado no espaço criado no terminal ATU-12 seguirá transportado para Arraias, no estado do Tocantins.  

 

Segundo Roberto Barretto, diretor comercial e de suprimentos da Itafos, o porto é uma importante oportunidade de expansão para a empresa. “É uma operação que faz muito sentido do ponto de vista logístico e tributário. Ganhamos agilidade e mais competitividade com uma relevante redução de custos, com um parceiro experiente e de confiança”, explica. “Se compararmos com a operação logística anterior, alcançamos uma redução de custo de aproximadamente 30%”, afirma o executivo.  

 

Até final de dezembro, outras 30 mil toneladas de enxofre estão programadas para serem armazenadas no pátio. “Desde o início dessa concessão toda a equipe tem trabalhado com o compromisso de elevar o nível do serviço oferecido nos terminais, assim como aumentar a produtividade das áreas. Com foco principal nos clientes e usuários do porto”, afirma Tourinho.   

 

Durante o período de obras do pátio, mais de 100 empregos diretos e indiretos foram gerados. Durante a fase atual, de operação, cerca de 300 colaboradores entre diretos e indiretos serão responsáveis pela gestão da infraestrutura de 163.723 m² (total de área) e cerca de 600 empregos serão criados através das obras que vai ter o pico ao longo de 2024.  

 

Durante o ano de 2024 com o pico das obras e instalações dos equipamentos “vamos ter algumas paradas programadas no píer do TGSI de modo a possibilitar que tudo fique pronto até final de 2024, e em 2025 a mudança na operação será total, onde os clientes do Porto terão toda uma infraestrutura nova, moderna e toda automatizada, com produtividade seis vezes maior a atual e muito mais capacidade tanto de berço quanto de retroarea e armazenagem”, afirma Tourinho. 

 

 

 

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