A ONE conduziu um teste bem-sucedido com a Shell, que contou com o apoio da Autoridade Marítima e Portuária de Cingapura (MPA), para a adoção da nota eletrônica de entrega de combustível (e-BDN). O teste do e-BDN, que utiliza a solução de bunkering digital desenvolvida pela Angsana Technology, foi realizado no dia 9 de setembro de 2023 no Porto de Cingapura. Como parte do teste, o oficial de carregamento, o engenheiro-chefe e o inspetor de combustível acessaram a plataforma por meio de seu link exclusivo e senha de uso único, para preencher a documentação eletrônica de abastecimento de combustível antes e depois da entrega.
Depois de concluídos, os documentos de fornecimento foram transmitidos a todas as partes antes da partida dos navios. A adoção do e-BDN sempre foi um ponto central para a digitalização do transporte marítimo internacional. A ONE já conduziu diversas rodadas de testes de e-BDN com seus parceiros. Recorde-se que na sessão MEPC80 de julho de 2023, a Organização Marítima Internacional (IMO) aprovou a aceitação de notas de entrega de bunker (BDN) em formato impresso e digital, desde que cumpram os requisitos relevantes do Anexo VI da MARPOL.
O teste do e-BDN pela ONE e pela Shell também antecede o lançamento da iniciativa de abastecimento digital da MPA para implementar processos e documentação de abastecimento eletrônico a partir de 1º de novembro de 2023, que deverá economizar cerca de € 39.000,00 dias-homem por ano para o setor de abastecimento de combustíveis. A este respeito, Teo Eng Dih, CEO da MPA, comentou que "a MPA está encorajada pela conclusão bem-sucedida do teste de abastecimento digital e esperamos implementar progressivamente processos e documentação de abastecimento eletrônico no Porto de Cingapura a partir de novembro de 2023.
Além disso para garantir operações mais seguras e transparentes quando utilizado com medidores de fluxo de massa, o e-BDN ajudará a criar maiores níveis de confiança entre comerciantes de combustíveis, fornecedores e instituições financeiras, e permitirá uma gestão mais eficiente e "A adoção de documentação digital em escala ajudará a reduzir os negócios custos no nível do ecossistema portuário e agregar maior valor às partes interessadas em toda a cadeia de valor do abastecimento."
Por sua vez, Jeremy Nixon, CEO da ONE disse: "Estamos muito satisfeitos por desempenhar um papel no avanço das práticas de e-BDN. Ao adotar o e-BDN, teremos maior visibilidade e confiabilidade de nossas operações de bunkering e uma pegada mais sustentável ". A eficiência operacional através do Programa de Digitalização de Navios tem sido uma das cinco principais iniciativas de descarbonização da ONE para atingir emissões líquidas zero até 2050.
Nenhum comentário:
Postar um comentário