quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Contrato de concessão da ferrovia interna do Porto de Santos tem início

O presidente da Autoridade Portuária de Santos (SP), Anderson Pomini, e o presidente da Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), participaram nesta semana da cerimônia de início do contrato de cessão da malha ferroviária do Porto de Santos. Com isso, tem início, efetivamente, o prazo contratual da nova cessionária, com o cumprimento dos prazos contratuais para apresentação de cronograma de obras e dos projetos executivos.

“A capacidade ferroviária do complexo portuário de Santos está próxima da saturação, com 94% de utilização, sendo imprescindível sua expansão para dar vazão, com eficiência, à movimentação futura, cuja projeção é dobrar no prazo de 5 a 10 anos. Hoje, a capacidade ferroviária do complexo portuário é de 50 milhões de toneladas por ano e necessita alcançar 115 milhões de toneladas/ano para escoar o volume oriundo das ferrovias que chegam ao Porto de Santos”, explica o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini.

A operação sob a administração da nova cessionária, que reúne a Ferrovia Centro Atlântica (VLI), a MRS Logística S/A e a Rumo S/A, começou neste domingo (01). O modal ferroviário é imprescindível para dar vazão à movimentação futura de carga no complexo portuário de Santos e a cessionária da Fips ficará responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão da ferrovia dentro do porto por um prazo de 35 anos e terá de investir, no mínimo, R$ 1 bilhão em cinco anos para ampliar a capacidade ferroviária local.

As obras devem começar ato contínuo à aprovação dos projetos executivos, sendo as principais intervenções:
• Pátio ferroviário entre o canal 4 e a Ponta da Praia, dotado de 3 vias férreas para atendimento aos terminais de celulose;
• Viadutos para eliminação de passagem de nível na região do canal 4-Marinha;
• Passarelas de pedestres entre o canal 4 e Ponta da Praia;
• “Pera” ferroviária, dois viadutos e passarela na região de Outeirinhos;
• Novo viário da 2ª entrada da margem direita do Porto de Santos, no Saboó.

O contrato associativo é uma das principais inovações da Fips, em que as empresas ferroviárias integrantes da cessionária realizarão uma gestão cooperativa baseada em uma autorregulação administrativa e operacional, na qual compartilharão custos e sem finalidade lucrativa. Ao longo de toda a vigência contratual a cessionária realizará, bianualmente, chamamentos públicos, de forma a garantir o ingresso de novos associados.

 

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