segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Hapag-Lloyd recebe porta-contêineres megamax de 23.664 teus movido a GNL


A Hapag-Lloyd recebeu o “Hanoi Express”, o terceiro dos 12 navios Megamax movidos a GNL que receberá do estaleiro coreano Hanwha Ocean, formalmente conhecido como DSME. A companhia marítima alemã encomendou seis destes navios de 23.664 TEU em dezembro de 2020 e depois seis navios irmãos em meados de 2021.  

O terceiro navio Hapag-Lloyd Megamax-24, que segue o navio porta-contêineres líder da série, o “Berlin Express” (ver nota) e o posterior “Manila Express”, tem 399,9 m de comprimento e 61 m (24 fileiras) de manga. Possui 225 mil dwt e calado de 16,5 m. A embarcação é movida por um motor principal MAN B&W 11G95ME-GI MK10.5 que fornece até 75.600 kW, mas que provavelmente foi rebaixado para melhorar a eficiência.

O navio e seus gêmeos podem transportar 1.500 contêineres refrigerados. “Hanoi Express” se juntará aos seus dois gêmeos anteriores no serviço ‘FE3’ Ásia-Europa da THE Alliance, que está atualmente sendo expandido como uma frota Megamax com capacidade fornecida por ONE, HMM e Hapag-Lloyd.

A série Hapag-Lloyd Megamax construída pela Hanwha foi inicialmente planejada para o final de 2024. No entanto, a escassez de mão de obra em muitos dos principais estaleiros do mundo e os temores de excesso de capacidade nos navios podem significar que algumas entregas subsequentes serão adiadas até 2025.

Por outro lado, o estaleiro dinamarquês Fayard concluiu todas as obras siderúrgicas relacionadas com a modernização do navio porta-contentores “Tucapel” de 8.004 TEU da Hapag-Lloyd. O “Tucapel” atualizado está programado para retornar ao serviço comercial em 28 de outubro em Southampton com uma implantação no serviço de rota transatlântica 'AL2' da THE Alliance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário