A Hapag-Lloyd e a empresa brasileira de transporte e logística Norsul criaram uma nova joint venture chamada “Norcoast”. Sob propriedade de 50-50, a Norcoast planeja começar a oferecer serviços de alimentação de contêineres e cabotagem nos portos brasileiros a partir do primeiro trimestre de 2024. A Norcoast será uma empresa independente no setor, aproveitando a força de ambas as controladoras.
“O setor de transporte costeiro brasileiro está em constante crescimento e movimentou mais de 1,2 milhão de TEUs em 2022. A Norcoast oferecerá logística integrada, além de soluções rápidas e eficientes para seus clientes, aproveitando assim a crescente demanda do mercado de transporte costeiro do Brasil ", disse Andrés Kulka, gerente geral sênior para a região da América Latina da Hapag-Lloyd.
“A criação da Norcoast é um marco importante, pois combina a experiência da Hapag-Lloyd e da Norsul. A Norcoast promoverá acesso, capacidade adicional e a inclusão de empresas na utilização da navegação de cabotagem como meio de transporte, estando presente nos maiores portos do Brasil”, explica Angelo Baroncini, CEO da Norsul.
A nova joint venture será liderada por Gustavo Paschoa, CEO da Norcoast, que traz ampla experiência no setor brasileiro de transporte e logística, incluindo cargos anteriores de gestão sênior na Norsul, Damco, DSV e Penske Logistics. A Norcoast já foi formalmente estabelecida e a parceria entre a Hapag-Lloyd e a Norsul também foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), o regulador nacional de concorrência do Brasil. O pedido para atuar como empresa brasileira de navegação (EBN) também foi aprovado pelo Conselho de Administração da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), abrindo caminho para entrada no mercado e aumentando as opções para os clientes brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário