quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Cidade de Imbituba deve ganhar um novo terminal privado na Praia do Porto

A cidade de Imbituba, no litoral sul de Santa Catarina, deve implantar um novo porto privado, que poderá ser construído em 48 meses, gerando durante as obras mais de 400 empregos diretos e indiretos. O projeto prevê que o terminal ocupe uma área de 275 mil metros quadrados, localizada na Praia do Porto, com um investimento que deve chegar a R$ 600 milhões.

Os postos de trabalho serão da construção da infraestrutura a prestadores de serviços para atendimento de empresas que estarão ligadas à obra. “Além da geração de vagas de trabalho, a implantação e operação de um novo terminal contribui para a movimentação do comércio local e para a arrecadação do município, desenvolvendo toda a região”, explica o empresário Roberto Villa Real, da Imbituba Empreendimento & Participações (IEP), responsável pelo novo terminal. 

O empreendimento objetiva a receber cargas diversificadas, mas o projeto está sendo aperfeiçoado e deve, no início, priorizar a movimentação de grãos. Por causa dessa reformulação, ainda não é possível estimar a quantidade de empregos que serão gerados quando o novo porto estiver em operação.

O entrave para a construção está na liberação da área, que foi ocupada irregularmente nos últimos anos. A empresa busca na justiça a reintegração de posse para dar início às obras, mas já possui a autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), desde 2007 e, também a licença ambiental de instalação, concedida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), que está em fase de renovação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário