A Maersk realizou dois pilotos para fornecer capacidade de transporte pesado utilizando caminhões elétricos para seus clientes no Brasil. Os testes incluíram duas unidades de grande tonelagem adequadas para transporte de contêineres (FCL). Dois diferentes fabricantes de caminhões elétricos do Brasil participaram dos projetos pilotos de duas semanas. Os testes foram realizados em São Paulo, no trecho de 100 km entre Barueri - Barra Funda - São Bernardo do Campo (posto de recarga), e no estado de Santa Catarina entre Itapoa - Araquari (ida e volta), no trecho de 230 quilômetros.
“A crescente necessidade de capacidade de transporte terrestre torna ainda mais importante garantir que também somos capazes de oferecer soluções sustentáveis para estes importantes modos de transporte na região. No Brasil, estamos construindo uma rede global com o objetivo de integrar perfeitamente todo o processo logístico de nossos clientes e reduzir emissões. “A nossa avaliação de alternativas sustentáveis, incluindo o transporte pesado eletrificado, numa região onde estas opções são limitadas, fornece-nos informações valiosas para impulsionar um progresso tangível em direção ao nosso compromisso com emissões zero até 2040”, disse Karin Schoner, diretora Geral da Costa Leste da Maersk América do Sul.
Nos dois projetos, a Maersk instalou estações de carregamento elétrico nas suas áreas operacionais para garantir o carregamento noturno. A dependência das instalações logísticas e do transporte terrestre em relação às fontes de electricidade renováveis está estreitamente ligada a factores como os requisitos de investimento em infra-estruturas locais e o apoio regulamentar local. Atualmente, os veículos elétricos e as soluções de energia alternativa só estão disponíveis numa escala limitada nestes contextos.
Para alcançar soluções de transporte terrestre neutras para o clima até 2040, a Maersk está dando prioridade à eletrificação de caminhões pesados em colaboração com os clientes com eletricidade 100% renovável, bem como identificando oportunidades de redução de emissões no âmbito da mudança modal. A demanda por práticas comerciais mais sustentáveis vem tanto dos consumidores quanto dos clientes.
Mais da metade dos 200 principais clientes da Maersk já se comprometeram com o Pacto Global das Nações Unidas, que apela ao apoio aos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Além disso, dois terços dos 200 clientes estabeleceram emissões líquidas zero ou metas de emissões baseadas na ciência.
Para satisfazer a necessidade de soluções logísticas sustentáveis de ponta a ponta, a Maersk está a explorando ativamente oportunidades em regiões onde a infraestrutura para reduzir as emissões em terra não está prontamente disponível. A Maersk está atualmente avaliando os resultados de um teste piloto no Brasil para determinar a escalabilidade de integração dessas soluções em sua gama de produtos disponíveis na região, proporcionando aos clientes uma gama mais ampla de opções de transporte sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário