terça-feira, 24 de outubro de 2023

Tarifas de transporte marítimo nas rotas da Ásia para o Norte da Europa e Costa Leste dos EUA recuam a níveis de 2018

As tarifas marítimas da Ásia permaneceram estáveis ​​e baixas no período imediatamente após a Semana Dourada na China, quando normalmente sofrem alguma pressão ascendente, relata Judah Levine, chefe de pesquisa da Freightos. Ele acrescenta que os níveis das taxas, que caíram desde o final de agosto , refletem volumes decrescentes, bem como um excesso de capacidade significativo no mercado.

Assim, segundo o Freightos Baltic Index (FBX), as taxas da Ásia para a Costa Leste dos Estados Unidos (USEC) - 2.219 dólares/FEU - e para o norte da Europa (946 dólares/FEU) são muito superiores, abaixo dos níveis de 2019, enquanto as taxas para a Costa Oeste (USWC) - US$ 1.548/FEU - permanecem 17% superiores às de 2019, possivelmente refletindo algum progresso nos volumes que retornam ao USWC, devido à cessação da ameaça de possíveis paralisações de trabalho.

Para Levine, se as taxas atingiram o mínimo, isso provavelmente se deve a medidas significativas de gestão de capacidade tomadas pelas companhias marítimas. Na verdade, a rota Transpacífica tem cerca de 23% da capacidade implantada em outubro suspensa devido a cancelamentos de itinerários (viagens em branco), o nível mais elevado desde abril. E embora o excesso de capacidade esteja a conduzir a tarifas mais baixas, também está conduzindo a uma menor fiabilidade para os expedidores, uma vez que as viagens em branco podem causar atrasos devido a atrasos no envio de contentores (“rolling”) e atrasos nas chegadas.

Segundo Levine, uma forma de mitigar este tipo de perturbação é agendar antecipadamente as viagens em branco, que foi o que a aliança 2M fez na semana passada através do seu programa de inverno reduzido para a Ásia e norte da Europa, que se estenderá até dezembro. A redução no serviço reflete tanto a procura lenta como o excesso de capacidade nesta rota, onde é provável que mais novos ULCVs fiquem ociosos imediatamente após serem entregues às companhias marítimas.

Entretanto, em Israel, a logística marítima e terrestre continua a funcionar plenamente, apesar da guerra em curso. Os dados da Freightos mostram que as taxas de importação de contêineres para Israel estão alinhadas com as taxas da região em geral. Na semana passada, no entanto, um navio foi desviado do porto de Ashdod para Haifa, uma vez que os transportadores relataram algum congestionamento devido à escassez de mão-de-obra e ao aumento dos controlos de segurança, enquanto a companhia marítima israelita, ZIM, alertou contra a possibilidade de interrupções de serviço a curto prazo e anunciou um prémio de risco de guerra entre 80 e 120 dólares para contêineres de e para portos israelitas.

A maioria das empresas de cruzeiros e algumas companhias aéreas de carga cancelaram os seus itinerários de e para Israel. Os dados da Freightos mostram que as taxas de exportação de carga aérea israelense para destinos na Europa e nos EUA aumentaram 20% ou mais desde a semana passada. carga aérea As taxas do Freightos Air Index da China para os EUA e Europa permanecem nos níveis mais elevados desde a primavera setentrional devido a relatos de volumes mais elevados nas últimas semanas. Alguns observadores acreditam que os aumentos observados nas taxas são amplificados por uma mudança mais ampla em direção ao mercado spot de carga aérea, e muitos permanecem pessimistas quanto a uma recuperação prolongada no setor, apesar destas tendências recentes.

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