Representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) participaram na semana passada de uma missão técnica nos Estados Unidos a convite da USACE (Corpo de Engenheiros do Exército Americano). O principal objetivo da visita foi avançar no Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que será firmado entre a agência reguladora e o órgão americano, responsável por gerir a operação hidroviária do Vale do Mississipi desde o século XIX.
De acordo com o planejamento, a parceria visa capacitar e preparar o corpo técnico da ANTAQ na gestão de Hidrovias e da Navegação Interior. O planejamento está alinhado ao Plano Geral de Outorgas Hidroviário (PGO_Hidrovias), submetido ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e aprovado pela primeira vez pela ANTAQ e pelo Governo Federal.
Segundo o diretor-geral da autarquia, Eduardo Nery, a priorização do desenvolvimento do transporte hidroviário já é uma realidade. Ele destacou a continuidade na priorização do MPor em desenvolver as hidrovias no país. “Foi com alegria que recebemos do ministro Sílvio Costa Filho a indicação de que o desenvolvimento das hidrovias é uma prioridade da pasta a que estamos vinculados já no início de sua gestão”, declarou.
Para os diretores da ANTAQ, a Missão que se encerra nesta sexta-feira foi frutífera sob vários aspectos. “Além do conhecimento prático adquirido pelo nosso corpo técnico sobre a gestão de uma grande hidrovia, pudemos nos aprofundar em questões regulatórias e fiscalizatórias praticadas nos EUA que certamente ampliaram nossa visão”, afirmou a diretora Flávia Takafashi.
No decorrer da semana, a comitiva da ANTAQ visitou o Centro de Dragagem e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia da USACE, locais em que diretores e técnicos observaram in loco operações de dragagem, bem como modelos e simuladores desenvolvidos pelos engenheiros americanos. Além disso, o grupo esteve na empresa Golding Barge Line, que opera pelas vias navegáveis interiores dos Estados Unidos.
Para o diretor Lima Filho, um ponto de destaque da Missão foi conhecer como funcionam, na prática, as relações estabelecidas por diferentes instituições no país. “Fiquei bem impressionado com a harmonia do trinômio Governo, Empresas e Academia. Percebe-se que investimento, eficiência, inovação e pesquisa são uma realidade. Essa combinação sinérgica se mostra muito frutífera. Muitas lições aprendidas nesta visita técnica”.
O acordo de cooperação entre a ANTAQ e a USACE deve ser finalizado e assinado ainda este ano, segundo Nery. “Nosso planejamento é finalizar os trâmites até novembro de 2023 para que nossos servidores possam aprimorar sua capacitação e entregar, em breve, os primeiros estudos de viabilidade e a primeira concessão de uma hidrovia brasileira”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário