quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Companhias de navegação caem nas bolsas e só três conservam status de empresas de grande capitalização

Os investidores reduziram 135 mil milhões de dólares das avaliações das ações das onze maiores companhias marítimas de capital aberto ao longo dos últimos dezoito meses, à medida que os preços das ações continuaram o seu declínio inevitável. O número de companhias marítimas de capital aberto com uma capitalização de mercado superior a 10 mil milhões de dólares caiu para apenas três, depois de ter subido para sete em maio de 2022.

As linhas que alcançaram o status de grande capitalização (> US$ 10 bilhões) pela primeira vez em 2022 incluem Evergreen, Yang Ming e Wan Hai ,de Taiwan e HMM, da Coreia do Sul. No entanto, as descidas acentuadas nos preços das suas ações devolveram-nas ao território de média capitalização (2 mil milhões a 10 mil milhões de dólares), onde estão a reunir-se com linhas como a SITC e a Matson.

A ZIM, cujas ações quase quadruplicaram nos quatro meses após sua abertura de capital em janeiro de 2021, rapidamente se tornou uma empresa de média capitalização (US$ 2 bilhões a US$ 10 bilhões), mas hoje está de volta classificada como small cap (<US$ 2 bilhões). bilhão), dependendo do seu mercado. A capitalização da ZIM caiu abaixo do limite em junho. As ações da companhia marítima estão atualmente avaliadas em US$ 1,16 bilhão.

A Cosco Shg, listada em Hong Kong, manteve até agora sua classificação de grande capitalização, apesar de operar como uma empresa de média capitalização antes de 2020. A Hapag-Lloyd conservou a maior capitalização de mercado em dólares americanos desde janeiro, acima de seus maiores concorrentes: Maersk e Cosco .

Embora a companhia marítima alemã tenha registado lucros por TEU superiores à indústria no primeiro semestre de 2023, de 1.766 dólares (contra 1.329 dólares da Maersk Ocean), a sua maior capitalização de mercado reflete principalmente a sua pequena quantidade de “free float” que atinge apenas 3,6% do total da empresa e as transações de vendas têm um enorme impacto no preço de mercado. Juntas, as onze companhias marítimas acima mencionadas têm hoje uma capitalização de mercado combinada de pouco menos de 110 mil milhões de dólares, em comparação com 243 mil milhões de dólares em maio de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário