sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Maersk e Kodiak Robotics lançam primeira rota autônoma de caminhões entre Houston e Oklahoma


A Maersk e a Kodiak Robotics lançaram a primeira rota comercial autônoma de caminhões entre Houston e Oklahoma City, nos Estados Unidos. O desenvolvimento marca uma expansão da colaboração entre as duas empresas, que começou com as suas primeiras entregas autônomas de carga em novembro de 2022 como parte do Programa Maersk Global Innovation Center.

A Kodiak entrega oito cargas por semana – com um motorista de segurança ao volante – para clientes da Maersk desde agosto. A Kodiak e a Maersk estão fazendo quatro viagens de ida e volta por semana, 24 horas por dia, entre uma instalação em Houston, onde os produtos de consumo são carregados em reboques de 53 pés, e um centro de distribuição em Oklahoma City.

Os aprendizados operacionais obtidos nesta atividade são capturados e documentados como parte do Programa de Implantação de Parceiros Kodiak, que foi projetado para ajudar as empresas a aprender como os caminhões autônomos Kodiak podem se tornar parte integrante de sua estratégia e ofertas de logística global.  

De acordo com a American Trucking Association (ATA), o setor de transporte rodoviário enfrenta uma escassez de cerca de 78.000 motoristas. A ATA estima que, com base nas tendências demográficas atuais, bem como no crescimento projetado da procura de transporte de mercadorias, a escassez poderá aumentar para mais de 160.000 na próxima década.

A segurança também continua a ser um desafio permanente para o setor. Uma pesquisa da Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário dos EUA (NHTSA) também estima que 94% dos acidentes são devidos a erro humano. Nesse sentido, a Kodiak indica que “a segurança e o desempenho são fundamentais na sua solução de transporte autónomo”. Eles explicam que cada veículo é equipado com 18 sensores diferentes, incluindo câmeras, radar e lidar, que proporcionam à plataforma uma visão de 360 ​​graus ao redor do caminhão.

A cada décimo de segundo, o caminhão avalia o desempenho de mais de 1.000 processos e componentes críticos para a segurança, tanto na pilha de condução autônoma como na plataforma subjacente do veículo. Os caminhões aprendem em paralelo, com atualizações do sistema compartilhadas simultaneamente por toda a frota e não estão sujeitos a distrações ambientais.

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