terça-feira, 31 de outubro de 2023

MSC supera principais competidores também nos resultados financeiros em 2022


A MSC alcançou US$ 36,2 milhões em lucros no ano passado, de acordo com o jornal italiano Il Messagero. A revelação dos dados foi considerada relevante pelo mercado, porque a  companhia não divulga costuma divulgar publicamente os seus resultados periodicamente, ao contrário dos seus concorrentes Maersk, CMA CGM e Hapag-Lloyd, uma vez que normalmente a indústria marítima mantém uma grande sombra de dúvida quanto ao seu desempenho.

A partir dos números fornecidos, pode-se fazer uma comparação com os resultados dos seus principais concorrentes e a partir daí avaliar o domínio que a MSC tem conseguido impor no segmento. Antes de analisar detalhadamente os dados, há que se considerar que os números apresentados pelos meios de comunicação italianos supostamente correspondem a toda a holding MSC, ou seja, não só a companhia marítima, mas também cruzeiros, terminais, logística, etc.

Por isso, para o analista da indústria marítima Lars Jensen, eles indicam que “a comparação mais sensata seria com todo o grupo Maersk e todo o grupo CMA CGM. Mas é claro que estes grupos não têm o mesmo portfólio de propriedades industriais [em comparação com o MSC].” Segundo dados da Maritime Analytica, considerando uma conversão de 1 EUR = US$ 1,06. As seguintes comparações são obtidas. Em Receitas a tabela seria a seguinte: MSC vence com US$ 91,6 bilhões; Segue-se a Maersk com 81,5 mil milhões de dólares, a CMA CGM com 74,5 mil milhões de dólares e a Hapag-Lloyd com 36,4 mil milhões de dólares. Em relação ao Ebitda, o MSC alcançaria US$ 45,8 bilhões; enquanto a Maersk marcou 36,8 bilhões e a CMA CGM: US$ 33,3 bilhões e a Hapag-Lloyd alcançou 20,4 milhões.

Na categoria Lucro Líquido: a MSC obteve US$ 38,2 bilhões, enquanto a Maersk atingiu US$ 29,3 bilhões; CMA CGM: US$ 24,8 bilhões e Hapag-Lloyd 17,9 bilhões. Os meios de comunicação italianos também fornecem a liquidez da MSC, que atingiria 66,8 mil milhões de dólares (não declarado, mas assumido como uma posição de caixa no final de 2022), enquanto a Maersk atingiria 10 mil milhões de dólares.

Além disso, indica as dívidas de médio e longo prazo que da MSC chegariam a US$ 27,6 bilhões, enquanto as da Maersk atingiriam US$ 15,3 bilhões em passivo não circulante e US$ 13,3 bilhões em passivo circulante; enquanto os da CMA CGM atingiriam US$ 7,7 bilhões em dívida líquida e US$ 11,6 bilhões em ativos financeiros de curto prazo. MSC De acordo com Splash247.com, os resultados financeiros da MSC foram inadvertidamente divulgados após a sua recente oferta bem-sucedida por uma participação de 50% na operadora italiana de transporte ferroviário de passageiros Italo, sendo rapidamente partilhada pelo Il Messaggero.

A MSC, grupo empresarial pertencente à família Aponte, foi fundada em 1970; Atualmente sediada em Genebra, controla a maior companhia marítima do mundo, que detém uma quota de mercado global líder de 19,7% e uma frota com capacidade de 5.467.805 TEUs. É seguida pela antiga número um do mundo, a Maersk, que tem uma participação de 14,8% e uma capacidade total de US$ 4.120.528 TEUs. Enquanto isso, a CMA CGM está em terceiro lugar com 12,6% de participação e uma frota de 3.494.135 TEUs. A Hapag-Lloyd está em quinto lugar, atrás da Cosco, com 6,9% e uma frota com capacidade de 1.929.726 TEUs.

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