terça-feira, 20 de outubro de 2020

Terminais marítimos mantém investimentos em sustentabilidade mesmo com a pandemia da Covid-19


           O último relatório do Barômetro de Impacto Econômico em Portos do IAPH-WPSP, elaborado pelos professores Theo Notteboom e Thanos Pallis do Grupo de Trabalho Covid-19, aponta para uma estabilização momentânea nas quatro principais áreas de operação dos terminais foi atualizado, por meio das respostas a pesquisas sistematizadas, durante a pandemia desde o início de abril.

          Quase sem exceção, os números permanecem estáveis ​​em níveis baixos para os portos que respondem em termos de atrasos no transporte interno, alta utilização da capacidade de armazenamento e armazenamento e escassez de trabalhadores portuários.

          "É notado pela primeira vez que os atrasos para caminhões no portão e no comércio transfronteiriço, operações de barcaças interiores e serviços ferroviários voltaram a um dígito", disse Theo Notteboom, acrescentando que "O número de portos que reportam menos escalas de porta-contêineres e navios em relação ao normal permanece, por enquanto, estável em 35 e 40% respectivamente."

          O setor de cruzeiros e passageiros continua a ser o mais afetado, uma vez que 51% dos entrevistados na semana 41 indicaram que as chamadas de navios de passageiros caíram mais de 50%, em muitos casos até mais do que 90%. Desde o final de agosto, apenas alguns operadores de cruzeiros retomaram qualquer atividade de cruzeiro, embora em uma escala muito pequena em comparação com os níveis normais de atividade. Para alguns portos, isso significa que as chamadas de cruzeiro não permanecerão mais em níveis próximos a zero.

          Em relação aos serviços de ferry de passageiros, Thanos Pallis comentou: "O quadro continua ambíguo, com muitas chamadas de ferry quase revertendo aos horários normais, mas com menos passageiros a bordo. Alguns portos testemunharam isso, embora as chegadas de navios de passageiros estão em níveis razoavelmente decentes, o número de passageiros é de menos de setenta a menos de 80%. " (imagem do Porto de Houston, Texas)

 

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