quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Céu de brigadeiro para os associados do SDAERGS que atuam no TECA do Aeroporto Salgado Filho


               O céu é de brigadeiro para os associados do SDAERGS (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul) que atuam no TECA (Terminal de Cargas) do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, onde contam com uma sala da entidade para desenvolver suas atividades voltadas para os exportadores e importadores que usam o transporte aéreo. “Utilizamos o espaço diariamente, é uma ferramenta de extrema importância como apoio ao nosso trabalho, gera segurança para nós despachantes aduaneiros e para os nossos clientes”, elogia Júlio Cézar Mezzomo, coordenador da filial da Efficienza, de Caxias do Sul, na capital gaúcha.    

      Os Despachantes Aduaneiros que mais utilizam a área, segundo Michael Magalhães, responsável pela sala do SDAERGS no aeroporto, são das empresas Ocean Express, Celiberto, Twin, Commander, Abrão, e a citada  Efficienza. “A Sala conta com computador, máquinas de Xerox e outros equipamentos e serviços bancados pelo sindicato, que facilitam o bom desempenho, dando suporte à atividade dos associados ”, destaca Magalhães.

      Assessora de Imprensa da Fraport, concessionária do Salgado Filho, Gabriela Freitas, diz que “o terminal disponibiliza aos profissionais pontos de energia, wi-fi, telefone, ar condicionado e copa compartilhada para as refeições. Há duas áreas distintas para os Despachantes Aduaneiros, na importação e na exportação, proporcionando condições adequadas de trabalho a eles”, explica ela, ressaltando que “a Fraport mantém uma relação positiva e aberta com o SDAERGS”.

      “Sempre fomos muito bem atendidos pela equipe da Fraport”, frisa Mezzomo, enaltecendo, ao mesmo tempo, a qualidade da parceria com a companhia alemã que administra o aeroporto e o apoio do sindicato. “A relação é boa, uso a sala para imprimir documentos, e a internet, fornecida gratuitamente pelo terminal “, conta Vilson Rodrigues Chagas, Despachante Aduaneiro, da Commander Logística, que utiliza o espaço eventualmente.

      A Sala existe desde meados de 1990, época em que o aeroporto ainda era administrado pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), lembra Magalhães. As melhorias nas operações no Salgado Filho com a substituição da estatal pela Fraport são evidentes, na sua avaliação. “Algumas obras implementadas por eles agilizaram os serviços de exportação e importação”,  afirma Magalhães.  “De fato, nossas solicitações costumam ser atendidas na plenitude”, endossa Mezzomo.

      O aperfeiçoamento do funcionamento do terminal passa, entre outras medidas, pela substituição do gerenciamento de cargas, de forma a agilizar o recebimento e entrega das mercadorias, observa Gabriela. “A ampliação da pista, obra que deverá ser entregue em dezembro de 2021, prazo que depende da realocação das famílias da Vila Nazaré (que ocupa a cabeceira da pista), permitirá que aeronaves cargueiras possam chegar e sair de Porto Alegre com capacidade plena, tornando o aeroporto mais competitivo”, afirma a assessora de imprensa.

      “O novo Terminal de Cargas Internacional que está sendo construído e tem investimento de R$ 50 milhões, terá uma nova área para os Despachantes Aduaneiros e demais clientes, bem maior que a atual, e atendendo a legislação aduaneira, como já ocorre hoje”, adianta Gabriela. A expectativa é de que, especialmente na área de cargas, a partir da conclusão das obras que estão sendo executadas, o TECA do Salgado Filho atinja um outro patamar, mais elevado.

      “Acredito que com a ampliação da pista haverá um aumento significativo de cargas e, em conseqüência, o barateamento do valor do frete, tornando o terminal mais competitivo”, calcula Mezzomo. “Os desembaraços  de mercadorias deverão crescer bastante aqui no Salgado Filho”, aposta Rodrigues. ”A perspectiva para os Despachantes Aduaneiros é muito boa, cargas que antes perdíamos para São Paulo (e outros aeroportos), sairão diretamente de Porto Alegre, sem custos de frete rodoviário”, acredita  Magalhães.

      Hoje, conforme ele, os calçados se destacam entre as cargas de exportação. Na importação, equipamentos eletrônicos e produtos e insumos hospitalares estão entre os principais itens. Júlio Cézar Mezzomo enumera a Agrale, a Marcopolo, a Inova e a Intral entre os principais clientes que sua empresa atende no TECA. O coordenador da filial de Porto Alegre da Efficienza ressalva que “os itens que demandam mais cuidado nas operações são os farmacêuticos, alimentos e outros de alto valor agregado”.

      Já o responsável pela Sala do SDAERGS  no aeroporto diz que as operações dos despachantes aduaneiros são beneficiadas pelo “atendimento eficaz e rápido” prestado pela Receita Federal, a Anvisa e a Delegacia do Ministério da Agricultura e Pecuária no local. “O sindicato também contribui ainda mais para facilitar e melhorar o trabalho dos nossos associados com o recebimento e envio de malotes para Rio Grande, Uruguaiana, São Borja e Novo Hamburgo”, enfatiza Magalhães.

      Mas, se, efetivamente, há o reconhecimento da melhoria no funcionamento do Terminal de Cargas, algumas turbulências igualmente preocupam os Despachantes Aduaneiros. “Muitos dos problemas são os mesmos verificados em outros recintos, processos burocráticas, lentos. Não é fácil conseguir as informações, altos valores cobrados pelos serviços, que encarecem a operação para o cliente”, reclama Mezzomo. O Despachante Aduaneiro Vilson Rodrigues Chagas, da Commander, agrega à lista de dificuldades  “o sistema de emissão de DAÍ e DAE”. Michael Magalhães critica “a cobrança de taxas que não ocorriam no  tempo da Infraero, como um serviço chamado DAPE, no valor de R$ 90,00.”

      A assessora de Comunicação e Imprensa do aeroporto, Gabriela Freitas,  garante que “a Fraport não recebe taxas, que são tributos, mas sim tarifas aeroportuárias, que são reguladas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Acrescentou que a “Fraport Brasil tem atendido todas as normativas da Anac e Receita Federal quanto às suas obrigações legais, alusivas às suas obrigações com os usuários em geral”.

 

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